Diplomata dos EUA visita o Brasil para discutir zika, Olimpíada e negócios

A secretária para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Mari Carmen Aponte, inicia hoje (2) visita ao Brasil

Postado em: 02-06-2016 às 09h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Diplomata dos EUA visita o Brasil para discutir zika, Olimpíada e negócios
A secretária para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Mari Carmen Aponte, inicia hoje (2) visita ao Brasil

A secretária de Estado adjunta dos Estados Unidos para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Mari Carmen Aponte, inicia hoje (2) visita de dois dias ao Brasil para discutir com autoridades brasileiras e com o setor privado a ampliação de negócios entre os dois países e a cooperação conjunta visando a organizar os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto, e combater o vírus zika. É a primeira visita de um alto funcionário do governo norte-americano ao Brasil desde a posse do presidente interino Michel Temer.

Mari Carmen Aponte cumprirá agenda em São Paulo e Brasília. Em São Paulo, a diplomata se reunirá com empresários, dirigentes de universidades e líderes não governamentais. Segundo o Departamento de Estado dos Estados Unidos, o objetivo dos encontros na capital paulista é discutir a ampliação da cooperação norte-americana com parceiros brasileiros nas áreas de comércio, infraestrutura, energia renovável, de aviação e prevenção sobre alterações climáticas.

Continua após a publicidade

Em Brasília, Mari Carmen Aponte terá encontros com altos funcionários do governo brasileiro, inclusive no Ministério das Relações Exteriores. Além da cooperação visando à preparação dos Jogos Olímplicos e ao combate ao vírus Zika, a Mari Carmen Aponte também discutirá com autoridades e técnicos brasileiros a ampliação da parceria dos dois países em projetos científicos com universidades e organizações independentes.

Antes do Brasil, Mari Carmen Aponte esteve no Uruguai, onde encontrou-se com autoridades latino-americanas no Encontro Regional das Américas.

A diplomata foi nomeada secretária de Estado adjunta dos Estados Unidos para Assuntos do Hemisfério Ocidental em 5 de maio de 2016. Antes dessa função, ela serviu como embaixadora do país em El Salvador. (Agência Brasil) 

Foto: reprodução 

Veja Também