Quinta-feira, 28 de março de 2024

ONU: 65,3 milhões estão refugiados

Por causa de guerra ou de perseguições em todo o mundo, pessoas são obrigadas a deixar seus países de origens

Postado em: 21-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ONU: 65,3 milhões estão refugiados
Por causa de guerra ou de perseguições em todo o mundo, pessoas são obrigadas a deixar seus países de origens

O total de pessoas deslocadas – homens, mulheres e crianças forçadas a deixar suas casas em razão da guerra ou de perseguições –chegou em 2015 a 65,3 milhões em todo o mundo, entre homens, mulheres e crianças, informou ontem a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Trata-se da maior crise de refugiados e migração desde a 2ª Guerra Mundial.

O dado faz parte do relatório Tendências Globais, que registra o deslocamento forçado de populações ao redor do mundo com base em dados dos governos, de agências parceiras e da próprio Acnur. O documento foi divulgado pela Acnur por ocasião do Dia Mundial do Refugiado, celebrado ontem.

O relatório Tendências Globais, da Acnur, informa que, dos 65,3 milhões de refugiados existentes em 2015, 3,2 milhões se encontravam em países industrializados aguardando solicitações de refúgio. Cerca de 21,3 milhões de refugiados estavam em outras regiões ao redor do mundo e 40,8 milhões foram forçados a fugir de suas casas, mas continuam dentro das fronteiras de seus próprios países.

Continua após a publicidade

Celebração

Para celebrar a data, várias programações para ajudar a conscientizar a população mundial sobre os problemas dos refugiados estão sendo organizadas em todo o mundo. A cúpula do Departamento de Estado dos Estados Unidos participará hoje de eventos nas cidades de Baltimore, Washington, Nova York e Nova Jersey, destinados a homenagear a contribuição que os refugiados deram à economia e à cultura norte-americana.

A agenda do secretário de Estado norte-americano John Kerry previa ontem à noite, em Sterling, Virgínia, encontro com integrantes da Sociedade Muçulmana, uma entidade que se dedica a promover ajuda para refugiados vindos dos países muçulmanos. Na reunião, estará presente a atriz Angelina Jolie Pitt, que atua também em projetos em favor dos refugiados.

Exposição intitulada Refugiados foi aberta ontem à noite na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, com a presença do secretário-geral Ban Ki-moon.

A exposição, montada com o objetivo de chamar a atenção do mundo para o problema dos refugiados, inclui uma seleção de imagens feitas por jovens perseguidos em seus países. O fotógrafo norte-americano Brian Sokol, que se dedica fotografar refugiados da Síria, República Centro Africano, Sudão e Mali, terá trabalhos exibidos na mostra. O fotógrafo sueco Magnus Wennman, que acompanha crianças refugiadas sírias nos países vizinhos ou fazendo o seu caminho pela Europa, também terá trabalhos exibidos na ONU.

A exposição também inclui Nuvens Sobre Sidra, um vídeo de realidade virtual que transporta os visitantes para um campo de refugiados na Jordânia. Quem assiste ao vídeo se sente como um refugiado.

A Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteira divulgará hoje, em diversos países, informações sobre a assistência que a entidade está dando aos refugiados em termos nutricionais ou psicológicos. “Ajudamos a montar hospitais em campos de refugiados, acompanhamos e ajudamos mulheres a darem à luz com segurança, vacinamos crianças e fazemos programas para prevenir epidemias e garantir acesso à água potável”, informou a ONG.

Tendências

Segundo o documento Tendências Globais, da Acnur, na maioria das regiões do mundo o deslocamento forçado tem aumentado desde meados da década de 90. Mas este crescimento se acentuou ao longo dos últimos cinco anos. Há pelo menos duas razões que explicam esta tendência: a) situações que causam grandes fluxos de refugiados estão durando mais (por exemplo, conflitos na Somália ou no Afeganistão estão agora em sua terceira e quarta décadas, respectivamente); b) novas ou antigas situações dramáticas estão ocorrendo frequentemente (o maior conflito atual é na Síria). (Agência Brasil) 

Veja Também