Dupla explosão mata pelo menos 28 pessoas

Atentado em aeroporto de Istambul causa pânico e deixa mortos e feridos

Postado em: 29-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Dupla explosão mata pelo menos 28 pessoas
Atentado em aeroporto de Istambul causa pânico e deixa mortos e feridos

Duas explosões seguidas de um tiroteio atingiram o Aeroporto Internacional de Ataturk, em Istambul, na Turquia, na noite desta terça-feira (horário local), matando ao menos 28 pessoas e deixando mais de 40 feridos, de acordo com informações do ministro da Justiça, Bekir Bozdag.

Conforme relatos de autoridades locais, as vítimas foram levadas por táxis aos hospitais da cidade. De acordo com a emissora CNN turca, as bombas teriam sido acionadas no terminal internacional, enquanto os tiros teriam ocorrido no estacionamento. 

As autoridades turcas acreditam que as explosões podem ter sido causadas por um ataque suicida. De acordo com o ministro da Justiça turco, Bekir Bozdağ, os responsáveis pelo ataque ao aeroporto Ataturk abriram fogo usando rifles Kalashnikov. 

Continua após a publicidade

Um oficial turco não identificado diz que dois homens-bomba causaram as explosões. Eles teriam detonado os explosivos antes de passar pelo raio X do controle de segurança do aeroporto. Ainda segundo a agência, policiais também atiraram para tentar neutralizar suspeitos.

O aeroporto foi fechado e a entrada e saída de pessoas foi interrompida. Alguns voos que deveriam pousar no local foram desviados e os que deveriam decolar foram cancelados, com passageiros sendo encaminhados a hotéis.

Na segunda-feira (27), o Departamento de Estado dos EUA havia atualizado seu alerta de segurança e informado a cidadãos americanos que eles deveriam evitar viajar para o sudeste da Turquia, onde foram registrados nos últimos dias diversos episódios violentos no conflito com militantes curdos. O ataque desta terça, no entanto, aconteceu no norte do país.

No Twitter, o primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, disse que “nossos pensamentos estão com as vítimas dos ataques ao aeroporto de Istambul. Condenamos esses atos atrozes de violência”.

A secretária de Justiça dos EUA, Loretta Lynch, diz que aguarda mais detalhes sobre o ataque, mas afirmou que os Estados Unidos estão prontos a ajudar a Turquia no que for necessário. Nenhum grupo reivindicou o ataque até o momento.  

Veja Também