Theresa May assume cargo e prega união no Reino

Nova Primeira-ministra afirma que seguirá os passos de seu antecessor, David Cameron

Postado em: 14-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Theresa May assume cargo e prega união no Reino
Nova Primeira-ministra afirma que seguirá os passos de seu antecessor, David Cameron

Poucos minutos após as 18 horas de ontem, horário local de Londres, Theresa May chegou à residência oficial de Downing Street, em Westminster, Londres, onde fez o primeiro pronunciamento como primeira-ministra do Reino Unido.

Em um discurso conciso, May afirmou que seguirá os passos do antecessor, David Cameron, a quem qualificou como um líder moderno. Ela disse que o maior legado de Cameron foi a justiça social. Theresa May, do Partido Conservador, é a segunda mulher a ocupar o cargo de premier no Reino Unido. A primeira foi Margareth Thatcher, que ficou no carto de 1979 a 1990.

Theresa prometeu que seu governo irá ajudar as pessoas a trabalharem “como nunca antes”, mas reconheceu as dificuldades que os vários setores da sociedade enfrentam. “O meu governo será guiado pelo interesses dos cidadãos britânicos, e farei o que puder para dar a vocês mais controle sobre suas vidas.”

Continua após a publicidade

May disse ainda que acredita não apenas na união das nações (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), mas na união de todos os cidadãos, independentemente de onde estejam. Ela afirmou ainda que pretende fazer do Reino Unido um país de privilégios para todos. “Juntos vamos construir um Reino Unido melhor.”

Antes do pronunciamento, Theresa May esteve no Palácio de Buckingham, em audiência com a rainha Elizabeth II, com quem conversou por aproximadamente meia hora.

Despedida

O então primeiro-ministro do Reino Unido David Cameron fez ontem, por volta das 16h30 (horário local), pronunciamento de despedida do cargo na Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro, em Westminster, Londres.

No discurso, Cameron agradeceu as manifestações de apoio que recebeu nos últimos dias e disse que a maior honra de sua vida foi ter sido primeiro-ministro do Reino Unido, “um país que tanto ama”.

Após o pronunciamento, Cameron, a mulher e os 3 filhos deixaram a residência em carros oficiais, escoltados pela polícia. David Cameron seguiu para o Palácio de Buckingham onde, por volta das 17h (horário local), teve sua última audiência com a rainha Elizabeth II como primeiro-ministro, quando apresentou a sua demissão oficial. (Agência Brasil)

 

Veja Também