Terrorismo ameaça a todos, afirma Obama

Presidente dos Estados Unidos se compromete a ajudar a França após caminhão atropelar e matar 84 pessoas

Postado em: 18-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Um dia depois que um caminhão dirigido por um franco-tunisiano matou pelo menos 84 pessoas em Nice, no Sul da França, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que a tragédia foi um “ataque terrível à liberdade e à paz”.

“Os corações dos americanos estão com o povo da França”, disse Obama durante uma cerimônia na Casa Branca, em homenagem a membros do corpo diplomático. A cerimônia estava programada para ser privada, mas posteriormente foi aberta à imprensa.

Às vésperas da convenção nacional que deve indicar o bilionário Donald Trump como candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos, marcadas para novembro, Obama fez questão de dizer que conversou com o presidente da França. François Hollande, e que este o lembrou que o país europeu é o aliado mais antigo dos norte-americanos em todo o mundo.

Continua após a publicidade

“Nós devemos a nossa liberdade um ao outro”, disse Obama. “Comprometemo-nos a nos juntar a nossos amigos franceses e defendermos nossas nações contra o flagelo do terrorismo e da violência. Esta é uma ameaça para todos nós”, afirmou o chefe do governo americano.

O terrorismo foi um dos temas mais citados durante toda a campanha dos pré-candidatos republicanos e democratas. Donald Trump, que venceu a disputa entre os republicanos, costumava atacar a política externa de Obama por entender que não era dura o suficiente contra o terrorismo.

Os constantes ataques do terrorismo ocorridos nos últimos meses, em vários países, devem ser mencionados novamente por Trump durante a convenção nacional do Partido Republicano, que começa na hoje e vai até quinta-feira (21).

A convenção será realizada na arena de Quicken Loans, em Cleveland, estado de Ohio. Além de aprovar os nomes dos candidatos a presidente e a vice-presidente, a convenção vai ratificar a plataforma de propostas a ser executada por um possível futuro governo republicano.

Trump informou, em sua conta no Twitter, que o governador do estado da Indiana, Mike Pence, será o candidato a vice-presidente em sua chapa, na eleição de novembro deste ano. “Tenho o prazer de anunciar que eu escolhi governador Mike Pence como meu candidato vice-presidencial”, disse Trump na mensagem.

Falando das organizações terroristas que agem em vários países, Obama disse que os Estados Unidos não vão ceder às ameaças de grupos como o Estado Islâmico. “Vamos destruir essa organização terrorista vil”, afirmou Obama. (Agência Brasil) 

50 feridos correm risco 

Após o ataque, o presidente francês, François Hollande, foi para Nice. Segundo ele, 50 dos feridos no atentado da última sexta-feira correm risco de morrer. Hollande, disse que 50 feridos do ataque em Nice estão em condições graves e correm risco de morrer. 

Isso pode elevar nos próximos dias o número de óbitos no ataque, que neste momento é de 84 mortos até o último sábado. Mais de 100 pessoas estão hospitalizadas, sendo 54 crianças.

Todas ficaram feridas na Promenade des Anglais, a principal avenida de Nice, quando um caminhão avançou no público, a 80 km/h. O veículo percorreu quase dois quilômetros em zigue-zague e era conduzido pelo francês de origem tunisiana Mohamed Lahouaiej Bouhlel, de 31 anos, que foi morto pela polícia francesa.

“Há muitos estrangeiros que vieram de todos os continentes, e tantas crianças, que estavam para assistir à queima de fogos de artifício. Foram mortos só para satisfazer a vontade de um indivíduo ou talvez de um grupo”, disse Hollande durante uma coletiva de imprensa. O presidente viajou em caráter de emergência a Nice para acompanhar a situação do que já é o segundo maior ataque no país.

Em 13 de novembro do ano passado, a França foi vítima do maior atentado terrorista de sua história, com 130 mortos, organizado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Nenhum grupo, porém, assumiu autoria da ação em Nice ainda. Mas Hollande já declarou que o ato tem indícios de origem terrorista. (AB) 

Veja Também