Quinta-feira, 28 de março de 2024

Presidente da Colômbia prorroga cessar-fogo com as Farc até dezembro

O pronunciamento de Santos foi feito na televisão, logo após um encontro de estudantes que manifestavam para pedir acordo de paz

Postado em: 14-10-2016 às 10h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Presidente da Colômbia prorroga cessar-fogo com as Farc até dezembro
O pronunciamento de Santos foi feito na televisão, logo após um encontro de estudantes que manifestavam para pedir acordo de paz

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou que prorrogará o cessar-fogo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) até o fim do ano, decisão que visa a promover esforços para salvar o acordo de paz rejeitado em referendo pela população. A informação foi dada por Santos em pronunciamento na televisão, logo após um encontro com estudantes que fizeram uma manifestação para pedir que o acordo de paz entre em vigor. A informação é da Agência Ansa.

"Tomei a decisão de prorrogar o cessar-fogo bilateral até 31 de dezembro. Que fique claro: isso não é um ultimato ou um prazo irrevogável, mas espero que todos esse processo para ter um novo acordo termine antes", disse o presidente colombiano. "Outras vidas, de soldados e de guerrilheiros, estão em jogo", ressaltou Santos, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz deste ano por sua tentativa de chegar a um acordo com as Farc e pôr fim a um conflito de meio século no país.

As negociações de paz com as Farc foram iniciadas há quatro anos pelo governo colombiano e ocorreram em Cuba. As duas partes chegaram a um consenso, mas Santos quis submeter o acordo à avaliação popular para ter legitimidade. Nas urnas, por estreita margem de votos, o "não" venceu. O ex-presidente Álvaro Uribe, que é contrário ao acordo, fez forte oposição para que o texto não fosse aprovado em referendo.
 
Agora, Santos tenta convencer os opositores a aceitar o acordo e seguir adiante. O cessar-fogo vai vigorar até 31 de dezembro de 2016, mas o presidente espera que o acordo de paz entre em vigor antes.
 

Veja Também