Maduro reitera compromisso a Guterres

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na sexta-feira (14) que conversou por telefone com o novo secretário-geral da Organização das Nações

Postado em: 15-10-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Maduro reitera compromisso a Guterres

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na sexta-feira (14) que conversou por telefone com o novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, a quem reiterou o compromisso de Caracas com os pilares da instituição.
A informação foi divulgada em comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, divulgado em Caracas, que acrescenta que Nicolás Maduro manifestou, em nome do povo e do governo venezuelano, cumprimentos pela eleição de Guterres como secretário-geral no período 2017-2021.
“A Venezuela aproveita a ocasião para reiterar, como o mais alto representante administrativo da ONU, o pleno compromisso e apoio com os três pilares da organização: paz e segurança, direitos humanos e desenvolvimento”, afirma a nota.
O documento destaca que Caracas é promotora da construção de um mundo baseado na solidariedade, justiça social, complementaridade e integração dos povos.
De acordo com o comunicado, o governo venezuelano está convencido de que Guterres tem credenciais profissionais, dons diplomáticos e compreensão da política internacional para enfrentar os desafios prementes que hoje confrontam o sistema multilateral, que sofre os embates do unilateralismo, da violência, do terrorismo, da expansão imperial e o aumento sem regras dos poderes mundiais.
A Venezuela manifesta ao ex-primeiro-ministro de Portugal plena disposição para apoiá-lo em sua gestão, “não só desde a Venezuela, mas também desde a Presidência do Movimento de Países Não Alinhados, a favor dos interesses dos povos do Sul (América do Sul – África do Sul) e da construção de um mundo onde impere a paz e o desenvolvimento.

Veja Também