Serviço de saúde britânico é homenageado pela Rainha Elizabeth por atuação na pandemia

A rainha Elizabeth II concedeu ao Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) a mais alta honraria civil do país, a

Postado em: 07-07-2021 às 10h27
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Serviço de saúde britânico é homenageado pela Rainha Elizabeth por atuação na pandemia
A monarca concedeu a Cruz de George (a mais alta honraria civil do país) reconhecendo os 73 anos do serviço e pelo trabalho dos profissionais durante a pandemia da Covid-19 | Foto: reprodução

A rainha Elizabeth II concedeu ao Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) a mais alta honraria civil do país, a Cruz de George. O ato foi um reconhecimento pelos 73 anos de trabalho dedicado, intensificados durante a pandemia de Covid-19.

A honraria da monarquia foi concedida coletivamente apenas duas vezes, sendo somente uma vez pela rainha Elizabeth. O primeiro-ministro do país, Boris Johnson, afirmou que a honraria é um símbolo da gratidão da nação aos profissionais.

“Os funcionários do NHS cuidam de nós e nossos amigos e familiares na linha de frente de uma pandemia há mais de um ano, e testemunhei sua coragem em primeira mão”, ressaltou Johnson. Ele foi tratado da Covid-19 em uma unidade de tratamento intensivo do NHS no ano passado.

Continua após a publicidade

Saúde pública

O serviço público de saúde da Grã-Bretanha, para efeito de comparação, é semelhante ao Serviço Único de Saúde (SUS) brasileiro. Ele foi estabelecido em 1948 durante as reformas sociais, que ocorreram depois da Segunda Guerra Mundial. A proposta foi o Estado oferecer cuidados públicos de saúde abrangentes e universais.

Veja Também