Terremoto que atingiu Haiti deixou ao menos 227 mortos

Feridos estão sendo encontrados soterrados e transferidos aos hospitais, que começam a lotar.

Postado em: 14-08-2021 às 18h22
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Terremoto que atingiu Haiti deixou ao menos 227 mortos
Feridos estão sendo encontrados soterrados e transferidos aos hospitais, que começam a lotar. | Foto: Reprodução

Segundo balanços preliminares, 227 pessoas foram vítimas fatais do terremoto que atingiu o Haiti neste sábado (14/08). Ainda não há informações sobre o número de feridos e desaparecidos. O tremor, que atingiu magnitude 7,2, teve seu epicentro localizado a cerca de 150 quilômetros de Porto Príncipe, com profundidade de 13 quilômetros, afirmou a agência geológica norte-americana Geological Survey.

Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as cidades mais afetadas pelo abalo. Os efeitos foram sentidos também em Cuba, na República Dominicana e na Jamaica. Feridos estão sendo encontrados soterrados e transferidos aos hospitais, que começam a lotar.

Ariel Henry, primeiro-ministro do Haiti, decretou estado de emergência por 30 dias. Em nota, ele lamentou os mortos e disse que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas. “Meus sentimentos aos parentes das vítimas deste sismo que gerou tantas perdas de vidas humanas e materiais em vários departamentos do país”, escreveu. “Faço um apelo ao espírito de solidariedade e compromisso de todos os haitianos, a fim de nos unirmos para enfrentar esta situação dramática que vivemos”.

Continua após a publicidade

O pânico de um tsunami havia se espalhado pelo país com o início de enchentes nas regiões costeiras, mas a água recuou. Um alerta emitido para o fenômeno também foi retirado conforme sua possibilidade diminuiu. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou uma resposta imediata ao terremoto e nomeou Samantha Power, administradora da Agência para Desenvolvimento Internacional, para coordenar a operação.

Veja Também