Talibã cerca Cabul e governo do Afeganistão fala em ‘transição pacífica’

Após retirada de tropas americanas e da Otan, grupo ganhou espaço e domina grande parte do território afegão.

Postado em: 15-08-2021 às 08h39
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Talibã cerca Cabul e governo do Afeganistão fala em ‘transição pacífica’
Após retirada de tropas americanas e da Otan, grupo ganhou espaço e domina grande parte do território afegão | Foto: Reprodução

Após tomar Jalalabad, cidade próxima a capital do Afeganistão, o Talibã iniciou neste domingo (15/08) um cerco contra a capital do país, Cabul. O ministro do Interior do governo afegão, Abdul Sattar Mirzakwal, disse que o país passará por uma transição de poder pacífica, sem um ataque direto a Cabul.

Devido ao cerco, os Estados Unidos (EUA) colocou em prática um plano de evacuação do contingente diplomático americano no país e de aliados. Oficiais disseram que ao menos 50 funcionários americanos continuarão na capital afegã e foram movidos para uma parte segura da cidade.

O Talibã, por sua vez, ordenou que suas forças não utilizassem violência durante o cerco a capital, permitindo passagem de quem decidir sair da cidade e orientando mulheres a se dirigirem a áreas protegidas pelo grupo.

Continua após a publicidade

“Não queremos que um único civil afegão inocente fique ferido ou seja morto enquanto tomamos o poder, mas não declaramos um cessar-fogo”, disse oficial do grupo à agência Reuters.

Retiradas de tropas

O grupo recuperou controle do país após retirada de tropas americanas, que ocuparam o Afeganistão por 20 anos. O plano, é retirar 100% das tropas militares americanas até o dia 11 de setembro, data que marca o aniversário de 20 anos do atentado às Torres Gêmeas e Pentágono. No último dia 6 de julho, cerca de 90% das tropas já haviam sido retiradas do país, o que ajudou o Talibã a recuperar forças e reconquistar territórios.

Segundo a Reuters, a estimativa dos serviços de inteligência norte-americanos era que o Talibã isolaria a capital em setembro, e que uma eventual tomada do poder ocorreria apenas novembro.

Veja Também