Segunda-feira, 08 de julho de 2024

“Com o papa, tive um encontro fantástico”

Donald Trump se diz determinado a trabalhar pela paz após ter se reunido com Francisco

Postado em: 25-05-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: “Com o papa, tive um encontro fantástico”
Donald Trump se diz determinado a trabalhar pela paz após ter se reunido com Francisco

“Com o papa, tive um encontro fantástico” 


Opresidente dos Estados Unidos, Donald Trump, qualificou de “fantástico” o encontro com o papa Francisco que aconteceu ontem, segundo os meios italianos. A informação é da agência EFE.

Continua após a publicidade

Trump fez esta afirmação ao se encontrar com o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, na Villa Taverna, a residência do embaixador americano em Roma.

“Com o papa, tive um fantástico encontro. Ele é uma grande pessoa”, disse Trump a Gentiloni, com quem manteve uma breve reunião antes da Cúpula do G7, que será realizada entre 26 e 27 de maio na cidade siciliana de Taormina.

Os jornalistas italianos que estiveram presentes nestes primeiros instantes da reunião, também informaram que a esposa de Trump, Melania se aproximou para cumprimentar o primeiro-ministro e depois contou sobre a visita ao hospital infantil Bambin Gesú, que é administrado pelo Vaticano.

Com esta reunião, termina a visita de 19 horas de Trump à capital italiana, na qual foi recebido pelo papa e pelo presidente da República, Sergio Mattarela. Em seguida, o líder americano viajou para Bruxelas para participar da Cúpula de líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (leia correlata). No dia 26 retornará à Itália para participar da Cúpula do G7.


Após encontro 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que está “mais determinado do que nunca” a trabalhar pela paz no mundo, após ter se reunido com o papa Francisco, no Vaticano.

“Honra de uma vida inteira ter encontrado Sua Santidade o papa Francisco. Deixo o Vaticano mais determinado do que nunca a buscar a paz em nosso mundo”, escreveu o presidente em sua conta no Twitter.

Eles conversaram em particular por 27 minutos e depois fizeram a tradicional troca de presentes. De acordo com a Santa Sé, o papa e Trump mantiveram um diálogo “cordial” em que respaldaram “a promoção da paz no mundo” mediante a negociação política.

O Vaticano informou que eles debateram pontos de vista “sobre alguns temas relacionados ao âmbito internacional e a paz no mundo”. Para Trump e Francisco, este objetivo é alcançado “mediante negociação política e diálogo inter-religioso, no tocante à situação do Oriente Médio e a proteção das comunidades cristãs”.

A Casa Branca ainda não informou o conteúdo da reunião nem os temas tratados. A única avaliação da audiência, por enquanto, foi o tweet de Trump e algumas declarações feitas no encontro dele com o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, em Villa Taverna, na residência do embaixador americano em Roma.

Segundo o presidente americano, o pontífice é “uma grande pessoa”, alguém “especial” e a reunião foi “fantástica”. (Agência Brasil) 

Trump chega a Bruxelas para participar da Cúpula da Otan

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama Melania chegaram ontem em Bruxelas, onde o mandatário participa, hoje, da Cúpula da Otan, que reunirá chefes de Estado e de governo. As informações são da agência EFE.

O Air Force One aterrissou no Aeroporto Militar de Melsbroek, nas proximidades da capital belga, às 16h06 (horário local). Ontem mesmo o governante visitou o Palácio Real, onde foi recebido pelo rei Philippe e pela rainha Mathilde. Depois realizou uma sessão de trabalho com o primeiro-ministro belga, Charles Michel, que recebeu Trump no aeroporto, onde uma banda militar tocou os hinos da Bélgica e dos EUA.

Trump ficará hospedado na residência do embaixador dos Estados Unidos em Bruxelas e hoje irá à sede do Conselho Europeu. Ele chegará às 10h (horário local, 5h em Brasília) para se reunir com os presidentes da Comissão e do Conselho Europeu, Jean-Claude Juncker e Donald Tusk, respectivamente. Após essa sessão, chegarão o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, e a representante da União Europeia para Política Exterior, Federica Mogherini.

A previsão é de que Trump permaneça uma hora na sede comunitária e que depois almoce com o presidente da França, Emmanuel Macron, na residência do embaixador americano.

A chegada de Trump à Otan está marcada para às 16h desta quinta-feira (horário local, 11h em Brasília), quando será recebido pelo secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg. Depois de conhecer o local, Trump deve fazer um breve discurso.

Às 17h45 (horário local) está marcado o início do jantar de trabalho dos líderes do Conselho do Atlântico Norte, na qual Trump estará acompanhado pelo chefe do Pentágono, James Mattis. Ao final do encontro, por volta das 21h, Trump embarca para Taormina, na Itália, onde ele participa, na sexta e no sábado, da Cúpula do G7. (Abr) 

Veja Também