Quinta-feira, 28 de março de 2024

Em meio a protestos, Talibã nomeia novo governo afegão

Mulá Hassan Akhund foi nomeado líder do novo governo

Postado em: 07-09-2021 às 14h14
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Em meio a protestos, Talibã nomeia novo governo afegão
Mulá Hassan Akhund foi nomeado líder do novo governo | Foto: Reprodução

O Talibã nomeou nesta terça-feira (07/09) o mulá Hassan Akhund, um associado do falecido fundador do movimento, mulá Omar, como líder do novo governo do Afeganistão, com o mulá Abul Ghani Baradar, chefe do gabinete político do grupo islâmico, como vice.

Sarajuddin Haqqani, filho do fundador da rede Haqqani, será o novo ministro do Interior, disse o principal porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, em entrevista coletiva em Cabul. A rede é designada como organização terrorista pelos Estados Unidos.

O mulá Mohammad Yaqoob, filho do mulá Omar, foi nomeado ministro da Defesa. Todas as nomeações são temporárias, disse Mujahid em entrevista coletiva em Cabul.

Continua após a publicidade

A nomeação de um grupo de figuras estabelecidas do movimento islâmico linha-dura não deu nenhuma indicação de qualquer concessão aos protestos que eclodiram em Cabul no início do dia, quando homens armados do Talibã atiraram para o ar para dispersá-los.

O Talibã tem procurado repetidamente assegurar aos afegãos e países estrangeiros que eles não voltarão à brutalidade de seu último reinado há duas décadas, marcado por punições violentas e a exclusão de mulheres e meninas da vida pública.

Veja Também