Estudo de equipe do Hugo sobre doença rara no pé é publicado em revista científica de referência

Artigo descreve tratamento em uma paciente de 60 anos com schwannoma no nervo plantar medial por ortopedistas do hospital

Postado em: 08-09-2021 às 18h12
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Estudo de equipe do Hugo sobre doença rara no pé é publicado em revista científica de referência
Artigo descreve tratamento em uma paciente de 60 anos com schwannoma no nervo plantar medial por ortopedistas do hospital | Foto: Reprodução

Um estudo de caso sobre o tratamento de tumor raro nos nervos do pé realizado por profissionais do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) ganhou destaque em uma revista científica de referência em nível nacional e internacional, na área de ortopedia de pé e tornozelo, Journal Of The Foot and Ankle. O artigo “Shwannoma of the medial plantar nerve: a case to report” (em português, Schwannoma do nervo plantar medial: um estudo de caso) foi publicado na versão online no dia 31 de agosto de 2021.

O estudo de caso é assinado por Jefferson Soares, vice-presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do Hugo, e Ademir Freire de Moura Júnior, ortopedista. Além dos dois profissionais com atuação no hospital, participaram do estudo Adriano Machado Filho, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Paulo Victor de Souza Pereira, do Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa).

Na introdução do artigo científico, os ortopedistas dão detalhes do quão raro é um caso desse tipo de tumor: “Esses tumores são incomuns no pé. Em uma revisão de 32 anos de experiência, apenas 12 dos 104 casos foram localizados no pé. Schwannoma do nervo plantar medial é um raro tumor, com apenas alguns casos na literatura e ainda menos casos de schwannomas estendendo-se medialmente à superfície plantar do pé”.

Continua após a publicidade

O estudo trata-se do caso de uma paciente de 60 anos com schwannoma do nervo plantar medial que apresentou queixa de dor por aproximadamente dois anos, além de ‘uma lesão dolorosa na região plantar medial do antepé esquerdo e no segundo dedo do pé’. O vice-presidente do Coreme afirma que o Programa de Residência em Ortopedia e Traumatologia do Hugo tem um histórico de produção científica desde sua fundação, em 2006.

“Relatamos o caso de uma mulher de 60 anos com schwanoma do nervo plantar medial. Apresentava queixa de dor há cerca de 2 anos e lesão dolorosa na região plantar medial do antepé esquerdo e no segundo dedo do pé. O exame físico mostrou massas tumorais firmes e bem definidas, dolorosas à palpação na superfície medial e plantar do antepé esquerdo e do segundo dedo do pé. Exploramos cirurgicamente a área e excisamos 3 lesões, resultando no alívio completo da dor e sem queixas estéticas”, diz o estudo.

O ortopedista, que trabalha há 20 anos no hospital, adianta que em breve será publicado mais um artigo científico realizado por profissionais da ortopedia do Hugo. O mais recente foi aceito na Revista Brasileira de Ortopedia. Assim como em outras residências do Hugo, o setor ganha destaque na pesquisa científica com estudos de caso de doenças raras, de acordo com o vice-presidente do Coreme.

Veja Também