De saída do cargo, Angela Merkel afirma ser feminista após anos evitando a pergunta

Em evento com a feminista e escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, Merkel declarou acreditar que todos devem ser feministas

Postado em: 09-09-2021 às 17h20
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: De saída do cargo, Angela Merkel afirma ser feminista após anos evitando a pergunta
Em evento com a feminista e escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, Merkel declarou acreditar que todos devem ser feministas. | Foto: Reprodução

Angela Merkel, chanceler da Alemanha, afirmou pela primeira vez, nesta quarta-feira (08/09), ser feminista. A declaração, que aconteceu durante um evento com a feminista e escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, teve forte repercussão porque, durante anos, Merkel evitou responder diretamente à pergunta.

Segundo a líder alemã, o princípio do feminismo consiste em dizer que homens e mulheres são iguais na participação na sociedade. “E nesse sentido eu posso dizer: ‘Sim, eu sou uma feminista'”, afirmou Merkel no evento em Düsseldorf.

A afirmação contrasta com a ocasião constrangedora em que, no ano de 2017, Merkel foi diretamente questionada sobre ser feminista. A alemã explicou que era mais tímida na época, mas disse que refletiu sobre o assunto e que hoje acredita que todos devem ser feministas.

Continua após a publicidade

Merkel ocupa uma das principais posições de destaque na geopolítica global e, após 16 anos como chefe do governo alemão, está se despedindo do cargo. O país vai às urnas no dia 26 de setembro.

Veja Também