Duas crianças abandonadas na fronteira dos EUA com o México são encontradas

Número de brasileiros cruzando ilegalmente a fronteira bateu recorde ao longo dos últimos dez meses

Postado em: 18-09-2021 às 10h36
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Duas crianças abandonadas na fronteira dos EUA com o México são encontradas
Número de brasileiros cruzando ilegalmente a fronteira bateu recorde ao longo dos últimos dez meses | Foto: CBP/Fox News

Agentes da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos resgataram uma menina de dois anos e um bebê de três meses, na última terça-feira (14/09). Segundo informações da Fox News, as crianças foram abandonadas na fronteira dos EUA com o México, próximo a Eagle Pass, cidade localizada no estado norte-americano do Texas.

O Customs and Border Protection (CBP), em nota, informou que as duas crianças são irmãos hondurenhos. Eles foram encontrados quando agentes em um barco notaram ‘uma cor incomum’ na margem do rio e foram verificar. Os agentes encontraram uma nota identificando a nacionalidade e idade dos irmãos, que foram resgatados em segurança sem necessidade de atendimento médico.

A causa para crianças serem abandonas na fronteira, muitas vezes por contrabandistas, é a esperança de serem recolhidas pela Patrulha da Fronteira e liberadas para familiares que já estão nos Estados Unidos. Em junho, a patrulha divulgou um vídeo de uma menina de 5 anos vagando sozinha na fronteira. Outro vídeo mostrava um menino de 5 anos gritando ‘não vá’. Ambos os casos foram de abandono na divisão EUA-México. Uma autoridade do Deparment of Health and Human Services (DHS) informou à Fox News na última quarta-feira (15/09) que 18.847 crianças abandonadas foram encontradas em agosto na fronteira.

Continua após a publicidade

Dados do órgão de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos revelam que o número de brasileiros cruzando ilegalmente a fronteira sul do país bateu recorde nos últimos dez meses. De outubro de 2020 a agosto de 2021, 46.410 brasileiros foram detidos, número correspondente a seis vezes mais que um período semelhante anterior. Apenas em agosto, 9.098 tentaram a travessia.

Veja Também