Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias, na Espanha; veja imagens

Na última semana, houve mais de 22 mil tremores na área de Cumbre Vieja, uma das regiões vulcânicas mais ativas das Ilhas Canárias

Postado em: 19-09-2021 às 12h57
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias, na Espanha; veja imagens
Na última semana, houve mais de 22 mil tremores na área de Cumbre Vieja, uma das regiões vulcânicas mais ativas das Ilhas Canárias. | Foto: Reprodução/Reuters

O vulcão espanhol Cumbre Vieja entrou em erupção em La Palma, nas Ilhas Canárias, neste domingo (19/09), soltando jatos de lava e uma novem de fumaça e cinzas no ar do Parque Nacional de Cumbre Vieja, no sul da ilha.

Antes da erupção, que ocorreu em uma encosta arborizada, em uma área chamada de Cabeza de Vaca, às 15h15 do horário local (11h15 no Brasil), as autoridades locais já haviam começado a evacuar os enfermos e alguns animais de fazenda das aldeias vizinhas.

Imediatamente após a erupção, o município divulgou um comunicado pedindo aos residentes que tenham muito cuidado e fiquem longe da área do vulcão e das estradas. A população das aldeias vizinhas foi instruída a evacuar a região, e soldados foram enviados para ajudar. Até o momento não há nenhum registro de pessoas feridas.

Continua após a publicidade

A televisão espanhola mostrou imagens da lava sendo lançada em direção ao céu, e nuvens de fumaça podiam ser vistas do outro lado da ilha.

Vulcão lançou grande quantidade de lava. Foto: Reprodução/Reuters

Na última semana, houve mais de 22 mil tremores na área de Cumbre Vieja, uma cadeia de vulcões que teve uma grande erupção em 1971 e é uma das regiões vulcânicas mais ativas das Ilhas Canárias. A erupção mais antiga registrada em La Palma acontecey em 1430, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional Espanhol (ING).

Na erupção de 1971, um homem morreu ao tirar fotos perto do fluxo de lava, mas nenhuma propriedade foi danificada.

Veja Também