Pfizer é segura e eficaz para crianças, segundo fabricantes

Empresas responsáveis pela vacina já planejam o pedido de autorização para imunizar a faixa etária de 5 a 11 anos.

Postado em: 20-09-2021 às 10h00
Por: Almeida Mariano
Empresas responsáveis pela vacina já planejam o pedido de autorização para imunizar a faixa etária de 5 a 11 anos | Foto: Reprodução

De acordo com os fabricantes da vacina da Pfizer/BioNTech, a vacina contra a covid-19 induziu uma resposta imune em crianças de idade entre 5 e 11 anos. Em ensaio clínico de Fase II/III, o resultado observado corresponde ao que havia sendo verificado anteriormente em adolescentes e jovens adultos de 16 a 25 anos.  E em relação ao perfil de segurança, também foi comparável ao da faixa etária mais velha.

Agora, as empresas responsáveis pela vacina planejam pedir autorização para usar o imunizante em crianças nessa faixa etária nos Estados Unidos, Europa e outros lugares o mais rápido possível.

‘’Os resultados desses testes fornecem uma base sólida para buscar a autorização de nossa vacina para crianças de 5 a 11 anos de idade… Desde julho, os casos pediátricos de Covid-19 aumentaram cerca de 240% por cento nos EUA, enfatizando a necessidade de vacinação’’, disse o presidente-executivo da Pfizer, Albert Bourla.

Continua após a publicidade

No Brasil, assim como em outros países, a vacina já está autorizada para uso em crianças de até 12 anos. Porém, na semana passada, o Ministério da Saúde recomendou que o imunizante fosse aplicado apenas em adolescentes com deficiência ou comorbidades, excluindo adolescentes sem problemas de saúde.  

Em Goiânia, a vacinação continua, sendo necessário agendamento, para adolescentes com 17 anos completos, e para primeira dose de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos com comorbidades, portadores de deficiências, gestantes e puérperas (com até 45 dias após o parto).

Veja Também