Quinta-feira, 28 de março de 2024

Vulcão nas Canárias destruiu 100 casas e obrigou cinco mil pessoas a serem retiradas às pressas de casa

Segundo o presidente do Governo das Canárias, Ángel Víctor Torres, a lava poderá atingir o mar nesta segunda-feira.

Postado em: 20-09-2021 às 11h48
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Vulcão nas Canárias destruiu 100 casas e obrigou cinco mil pessoas a serem retiradas às pressas de casa
Segundo o presidente do Governo das Canárias, Ángel Víctor Torres, a lava poderá atingir o mar nesta segunda-feira. | Foto: Reprodução

Segundo o jornal “El Mundo”, a lava do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas ilhas Canárias, já destruiu cerca de uma centena de habitações em El Paso. Até agora, não existem registos de vítimas e, por precaução, cerca de 5.000 pessoas foram retiradas das suas casas, nos municípios de El Paso, Los Llanos de Aridane e Tazacorte.

Foi ainda criado um cordão de segurança dois quilómetros em redor dos centros de emissão, de modo a evitar o impacto de piroclastos e de a exposição aos gases. Nesta altura, foram já observadas fissuras de 200 metros de comprimento no solo.

Segundo o presidente do Governo das Canárias, Ángel Víctor Torres, a lava poderá atingir o mar por volta das 20h00 desta segunda-feira (19h00 em Lisboa).

Continua após a publicidade

Os tremores na região do Cumbre Vieja, que chegaram à magnitude 4, também deram origem a rumores de que a atividade sísmica poderia formar tsunamis com potencial para atingir o Brasil. Segundo especialistas ouvidos pela Folha, no entanto, a possibilidade é remota, já que as Ilhas Canárias estão longe demais para causar impactos destrutivos na costa brasileira.

Veja Também