Lava de vulcão engole centenas de casas, destrói lavouras e avança a 700 metros por hora

Erupção já deixou quase 5 mil desabrigados em ilha espanhola de La Palma.

Postado em: 20-09-2021 às 14h45
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Lava de vulcão engole centenas de casas, destrói lavouras e avança a 700 metros por hora
Erupção já deixou quase 5 mil desabrigados em ilha espanhola de La Palma | Foto: Reprodução

Após a erupção do vulcão de La Palma, na Espanha, a lava avança a 700 metros por hora e já engoliu centenas de casas e lavouras, além de deixar quase 5 mil pessoas desabrigadas. Até o momento, a erupção não deixou vítimas.

O vulcão entrou em erupção no último domingo (19/09). A lava tomou casas e florestas. A rocha derretida fluiu em direção ao Oceano Atlântico.

O vulcão fica em uma região pouco povoada da ilha de La Palma. A população estimada da ilha é de 85 mil pessoas, essa é uma das oito ilhas do arquipélago na costa oeste da África. O vulcão continua ativo nesta segunda-feira (20). Há uma fumaça densa saindo do vulcão e casas estão em chamas.

Continua após a publicidade

“A lava se movimenta em direção à costa, e os danos serão materiais. De acordo com os especialistas, há um volume de lava entre 17 milhões e 20 milhões de metros cúbicos”, disse o presidente regional Angel Victor Torres. Cada metro cúbico equivale a mil litros de lava.

Até a manhã desta segunda, foram destruídas cerca de 100 casas, afirmou Mariano Hernandez, presidente do conselho de La Palma. A vila de El Paso foi uma das atingidas pela lava. Cerca de 20 casas nesse local foram tomadas pela lava, que também invadiu a estrada e ameaça outras vilas.

Veja Também