Uber vai oferecer direitos trabalhistas para motoristas no Reino Unido

Planos de aposentadoria, férias remuneradas e salário mínimo são alguns dos benefícios

Postado em: 24-09-2021 às 16h07
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Uber vai oferecer direitos trabalhistas para motoristas no Reino Unido
Planos de aposentadoria, férias remuneradas e salário mínimo são alguns dos benefícios | Foto: Reprodução

Meses depois de ser obrigada a conceder direitos trabalhistas para motoristas, a Uber Technologies vai pôr em prática oferta de planos de aposentadoria no Reino Unido. Em março, a Uber reclassificou mais de 70 mil motoristas na Inglaterra como trabalhadores após decisão judicial no país. Além disso, a companhia afirmou que vai oferecer outros direitos como férias remuneradas e salário mínimo.

Nesta sexta-feira (24/09), a companhia norte-americana afirmou que vai contribuir com 3% de renda de motoristas para o plano de pensão e os motoristas poderão escolher entre contribuir com um mínimo de 5% de sua renda no serviço. A entidade britânica GMB representa os motoristas do aplicativo no país e tem o direito de negociar em nome dos trabalhadores.

Uber e a GMB também defenderam que outras companhias de transporte por aplicativo como Ola, Bolt e Addison Lee ofereçam direitos similares aos motoristas. O regulador dos planos de pensão no Reino Unido afirmou que a Uber tem dado “passos positivos” e defendeu que todas as empresas da chamada “gig economy” (tradução literal, “economia de bico”) coloquem seus funcionários em planos de aposentadorias.

Continua após a publicidade

“A gig economy vai crescer mais conforme o Reino Unido deixa a pandemia e as empresas se recuperarem e é correto que todos os trabalhadores que contribuam para ela recebam pensões a que têm direito”, afirmou o porta-voz.

Além disso, o regulador afirmou que vai fiscalizar as empresas que não envolverem seus trabalhadores “voluntariamente e imediatamente”, disse o porta-voz.

Veja Também