Redes sociais continuam fora do ar, gerando especulação; veja possível motivo do colapso

WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger sofrem queda geral nesta segunda-feira (04) e demora para o restabelecimento da normalidade chama a atenção

Postado em: 04-10-2021 às 15h39
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Redes sociais continuam fora do ar, gerando especulação; veja possível motivo do colapso
WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger sofrem queda geral nesta segunda-feira (04) e demora para o restabelecimento da normalidade chama a atenção. | Foto: Reprodução

A queda do WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger nesta segunda-feira (04/10) está gerando transtornos ao redor do mundo. Segundo o site DownDetector, que monitora sites e aplicativos que não estão funcionando devidamente, 38% dos problemas mais notificados no WhatsApp e no Messenger têm relação com o envio de mensagens, enquanto os feeds do Instagram e do Facebook não carregam.

Com a queda do WhatsApp, muitos usuários começaram a utilizar o app de mensagens Telegram em substituição, o que levou a uma sobrecarga do aplicativo, que agora apresenta instabilidades, provavelmente pela elevada quantidade de acessos, conforme sugerem comentários no DownDetector.

O Instagram e o WhatsApp, em sua versão web, apresentam uma mensagem de erro “5xx Server Error”, código que indica um problema de comunicação entre o servidor de origem e o dispositivo de rede. Já o Facebook mostra a sua tradicional mensagem de “desculpe, algo deu errado”.

Continua após a publicidade

Ao CNN Brasil Business, o WhatsApp afirmou estar investigando o motivo da instabilidade, e disse que irá “compartilhar novidades” assim que possível. Em seu perfil oficial no Twitter, o app de mensagens completou que “está ciente de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento”. “Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui assim que possível”, publicou.

O Facebook também usou o Twitter para se posicionar sobre a situação: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse a empresa.

O Instagram também se manifestou nas redes sociais, afirmando que está “passando por um momento difícil”. “Tenha paciência conosco, estamos trabalhando nisso”, disse a empresa.

O motivo da queda ainda não está claro. De acordo com a CNN, especialistas em segurança apontam como possível culpado um problema no Sistema de Nomes de Domínio (Domain Name System), um banco de dados onde os nomes de domínio da internet são localizados e traduzidos em endereços de protocolo da internet (IP).

Veja Também