Segunda-feira, 18 de março de 2024

Transplante de órgão animal para ser humano é realizado com sucesso pela primeira vez na história

O experimento deve abrir caminho para testes em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal.

Postado em: 20-10-2021 às 12h17
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Transplante de órgão animal para ser humano é realizado com sucesso pela primeira vez na história
O experimento deve abrir caminho para testes em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal | Foto: Divulgação/REUTERS

Pela primeira vez na história, foi realizado um transplante de órgão de um animal para um humano, sem que ocorresse rejeição por parte do receptor. A cirurgia foi realizada na NYU Langone Health, nos EUA.

 A experiência foi realizada em paciente com morte encefálica, e por três dias, o novo rim, vindo de um porco geneticamente modificado, foi anexado aos vasos sanguíneos da paciente e mantido fora de seu corpo. Os resultados dos testes de função renal “pareciam bastante normais”, de acordo com o cirurgião do transplante, Robert Montgomery, que liderou o estudo.

Segundo o cirurgião, o rim produziu “a quantidade de urina que você esperaria” de um rim humano transplantado e não foi constatado evidências da rejeição precoce e vigorosa observada em casos de transplantes semelhantes quando rins de porco não modificados são transplantados em primatas não humanos. Além disso, o nível anormal de creatinina do receptor voltou ao normal após o transplante, disse Montgomery.

Continua após a publicidade

O experimento realizado deve abrir caminho para testes em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal, possivelmente no próximo ano ou no seguinte, disse Montgomery. Esses estudos podem testar a abordagem como uma solução alternativa, de curto prazo, para pacientes em estado crítico, até que um rim humano esteja disponível, ou como um enxerto permanente.

Veja Também