Terça-feira, 19 de março de 2024

Queda de asteroide pode ter causado ruína da cidade bíblica de Sodoma, ‘destruída por fogo do céu’

Foram encontrados carvão, cinzas, tijolos e cerâmicas derretidas em área da Jordânia.

Postado em: 20-10-2021 às 18h16
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Queda de asteroide pode ter causado ruína da cidade bíblica de Sodoma, ‘destruída por fogo do céu’
Foram encontrados carvão, cinzas, tijolos e cerâmicas derretidas em área da Jordânia. | Foto: Reprodução

Cientistas da East Carolina University, nos Estados Unidos, acreditam ter descoberto a localização da cidade bíblica de Sodoma, além da possível causa de sua ruína. Em descoberta publicada em um artigo da revista científica Nature em setembro, eles afirmam que ela teria sido atingida por um asteroide.

A cidade é citada na Bíblia como próxima ao Mar Morto, e que teria sido destruída por Deus com fogo e enxofre jogado do céu. Seus habitantes foram queimados como punição por seus pecados, relata o livro de Gênesis.

Uma camada de 1,5m de espessura de destroços foi descoberta em 2005 por arqueólogos, mostrando que materiais foram submetidos calor intenso na região de Tall el-Hammam, na Jordânia. Foram encontrados carvão, cinzas, tijolos e cerâmicas derretidas.

Continua após a publicidade

Para os pesquisadores, os únicos fenômenos que poderiam ter causado esse resultado são a explosão de uma bomba atômica e a queda de um asteroide. Como a tecnologia para uma bomba não existiria na época, essa hipótese foi descartada.

O asteroide que atingiu a cidade era do mesmo tamanho de um outro que caiu em Tunguska, na Rússia, em 1908. Na ocasião, o corpo celeste destruiu mais de 2000 km² de floresta. Os cientistas estimam que o corpo celeste tenha matado 8 mil pessoas em Tall el-Hammam, em 1650 a.C., cerca de 3.600 de anos atrás. 

“A descrição no Gênesis da destruição de um centro urbano na área do Mar Morto é consistente com o relato de uma testemunha ocular de uma explosão aérea cósmica”, destaca a pesquisa. 

Veja Também