Quinta-feira, 28 de março de 2024

Veja as cinco cidades mais seguras para viajar no pós-pandemia da Covid-19

Foram analisados indicadores de segurança da vida urbana ligados a infraestrutura, meio ambiente, digital, pessoal e saúde

Postado em: 25-10-2021 às 16h13
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Veja as cinco cidades mais seguras para viajar no pós-pandemia da Covid-19
Foram analisados indicadores de segurança da vida urbana ligados a infraestrutura, meio ambiente, digital, pessoal e saúde | Foto: Reprodução

A pandemia da Covid-19 transformou cidades do mundo todo, impondo mudanças e medidas sanitárias para conter o vírus. A pandemia que enfrentamos atualmente é a primeira dessa magnitude a atingir o mundo predominantemente urbanizado.

A Economist Intelligence Unit (EIU), divulgou o Índice de Cidades Seguras 2021, que classifica 60 destinos com base em 76 indicadores de segurança da vida urbana ligados a infraestrutura, meio ambiente, digital, pessoal e saúde, e apontou Copenhagen, Toronto, Cingapura, Sydney e Tóquio, como as melhores cidades para viajar no período pós-pandêmico. Elas têm em comum o senso de coesão social, inclusão e confiança da sociedade.

Entenda o motivo de esses destinos serem ideais para quem busca segurança.

Continua após a publicidade

Copenhague           

A capital dinamarquesa lidera o índice devido ao desempenho exemplar em segurança ambiental medindo sustentabilidade, qualidade do ar, gestão de resíduos e cobertura florestal urbana, sendo esse último um fato importante na vida dos moradores durante a pandemia. Os parques e áreas verdes foram uma válvula de escape em meio às restrições, completamente suspensas em setembro de 2021.

Além disso, o espírito comunitário da população e confiança nas instituições, isso permite que os cidadãos trabalhem juntos para criar um ambiente mais seguro. em relação ao enfrentamento da Covid-19, a capital implementou um programa de testes, que permanece gratuito para todos, incluindo turistas, e o “guias-corona” para atender as pessoas.

Em espaços comuns, há uma ampla sinalização e marcações claras para criar espaços entre os grupos ao ar livre. Na prevenção de epidemias, a cidade colocará em prática testes de águas residuais para detectar doenças.

Toronto

A maior cidade canadense se destacou no que se refere à infraestrutura e segurança ambiental. Para combater o vírus, a cidade iniciou programas de imunização voltados às diferentes comunidades, adotando medidas como vacinação em domicílio para quem não se sentia confortável ou não podia sair de casa, além da criação de uma força-tarefa de cientistas para conscientizar a imunização.

Outro ponto alto da vida em Toronto é a cultura inclusiva, valorizando diferentes grupos étnicos e culturais, religiões e orientações sexuais.

Cingapura

A cidade ocupa o terceiro lugar no ranking foi uma das que agiram rapidamente durante os primeiros dias de pandemia, por meio da implementação monitoramento digital e rastreamento de contato. Além disso, o país possui uma das taxas de vacinação mais altas do mundo, e não renuncia à segurança.

O monitoramento e rastreamento de contato, diante das novas variantes, seguem rigorosos. Para entrar em prédios e estabelecimentos é necessário que, residentes e turistas, escaneiam o token TraceTogether ou aplicativo de telefone para check-ins SafeEntry, permitindo que autoridades rastreiem indivíduos que possam ter se misturado ou interagido com os infectados.

O distanciamento também é levado a sério, atrações turísticas e shoppings, por exemplo, têm entradas limitadas para evitar aglomerações. Quem não segue as regras das autoridades de saúde estão sujeitos a pagar multas pesadas.

Sydney

A Austrália foi um dos primeiros países a fecharem completamente suas fronteiras durante a pandemia e manteve bloqueios rígidos diante do aumento de casos. Graças às medidas adotadas, a taxa de mortalidade per capita da doença no país é uma das mais baixas do mundo. Com o avanço da vacinação, as restrições devem ser suspensas e as fronteiras reabertas ainda em 2021.

A cidade australiana ocupa o primeiro lugar no ranking do índice em segurança digital, que leva em conta políticas de privacidade, proteções e ameaças de segurança cibernética. Além disso, conta com um plano de cidade inteligente, que prevê sensores em lixeiras, postes de luz e bancos para coletar informações sobre o uso geral, fluxos de transporte e atividade de pedestre. Os hubs ChillOUT, espaços ao ar livre que contam com iluminação inteligente e wifi.

Tóquio

A capital japonesa, apesar de ficar em quinto lugar no índice geral, ocupa o topo em relação à segurança de saúde, que mede fatores como preparação para a pandemia, expectativa de vida, saúde mental e mortalidade por Covid-19. A cidade viu casos da doença aumentarem durante as Olimpíadas e caírem logo em seguida, devido a vacinação avançada no país. O Japão anunciou o fim gradual das restrições e um plano de incentivo para aqueles que possuírem passaporte da vacinação.

Quando o assunto é infraestrutura, o país também se destaca. A cidade é conectada por ferrovia e ao mesmo tempo convidativa para caminhadas. O senso compartilhado de responsabilidade e engajamento da comunidade leva a uma participação intensa dos cidadãos na segurança e bem-estar coletivo.

Veja Também