Com mais de mil túmulos de crianças descobertos em internatos, Papa Francisco vai ao Canadá

Foram encontrados mais de mil túmulos anônimos perto de antigos internatos católicos para indígenas

Postado em: 27-10-2021 às 12h09
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Com mais de mil túmulos de crianças descobertos em internatos, Papa Francisco vai ao Canadá
Foram encontrados mais de mil túmulos anônimos perto de antigos internatos católicos para indígenas | Foto: Reprodução

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira (27/10) que o papa Francisco viajará ao Canadá, em uma data a ser determinada, por convite do episcopado canadense abalado pelo escândalo dos meninos indígenas que sofreram abusos em internatos deste país.

“A conferência episcopal do Canadá convidou o santo padre Francisco a realizar uma visita apostólica ao Canadá, também no contexto do processo pastoral, em andamento há tempos, de reconciliação com os povos indígenas”, diz um breve comunicado do Vaticano.

O papa Francisco “manifestou sua disponibilidade para visitar o país em uma data que será estabelecida mais adiante”, conclui. No total, neste verão boreal foram encontrados mais de mil túmulos anônimos perto de antigos internatos católicos para indígenas, destacando uma página sombria da história canadense e sua política de assimilação forçada.

Continua após a publicidade

Há um mês, a igreja católica do Canadá apresentou um pedido de desculpas oficial aos povos aborígenes após a descoberta nos últimos meses de mais de mil túmulos perto de antigos internatos, mas os militantes deste país ainda esperam do papa Francisco um mea culpa considerado crucial para o processo de reconciliação.

Veja Também