Imunização: Reino Unido aprova 1º remédio antiviral oral contra Covid-19

O medicamento é o primeiro do mundo a ser administrado por via oral contra a doença.

Postado em: 04-11-2021 às 11h52
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Imunização: Reino Unido aprova 1º remédio antiviral oral contra Covid-19
O medicamento é o primeiro do mundo a ser administrado por via oral contra a doença. | Foto: Reprodução/Internet

Nesta quinta-feira (4/11), a Agência Regulatória de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA) aprovou o remédio antiviral molnupiravir contra a Covid-19, desenvolvido pela Merck Sharp & Dohme (MSD) em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics.

O medicamento é o primeiro do mundo a ser administrado por via oral contra a doença. “Hoje é um dia histórico para o nosso país porque o Reino Unido se tornou o primeiro no mundo a ter aprovado um antiviral contra a Covid-19 que pode ser tomado em casa”, disse o ministro da Saúde britânico, Sajid Javid.   

“O antiviral Lagevrio (molnupiravir) é seguro e eficaz na redução do risco de hospitalização e morte de pessoas com Covid-19, leve a moderada, que apresentam riscos aumentados em desenvolver a forma grave da doença”, diz o texto da MHRA. 

Continua após a publicidade

O medicamento será prescrito para quem testar positivo para o coronavírus e tenha, pelo menos, um fator de risco associado à doença, como cardiopatia, diabetes, obesidade mórbida, mais de 60 anos, entre outros.

De acordo com a ISTOÉ, o preço do remédio não foi divulgado, mas a MSD fechou um acordo com a organização sem fins lucrativos MPP, que tem o apoio das Nações Unidas, para não cobrar os royalties sobre o registro do produto para outros fabricantes de países pobres. (ANSA).   

Veja Também