Pandemia: mundo supera 250 milhões de casos de Covid-19 confirmados

Nesta segunda-feira (8/11), a Rússia relatou 39.400 casos novos de covid-19, sendo quase 5 mil só em Moscou.

Postado em: 08-11-2021 às 12h35
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Pandemia: mundo supera 250 milhões de casos de Covid-19 confirmados
Nesta segunda-feira (8/11), a Rússia relatou 39.400 casos novos de covid-19, sendo quase 5 mil só em Moscou. | Foto: Reprodução

O mundo superou a marca de 250 milhões de casos de Covid-19 desde a descoberta do vírus em dezembro de 2019. Infelizmente alguns países do Leste da Europa registram surtos recordes no mesmo momento em que a disparada da variante Delta diminui e muitos países reativam o comércio e o turismo. O número diário médio de casos caiu 36% nos últimos três meses, de acordo com análise da Reuters, mas o vírus ainda está infectando 50 milhões de pessoas em todo o mundo a cada 90 dias, devido à variante Delta altamente transmissível.

Especialistas da área de saúde têm a esperança de que muitas nações tenham deixado o pior da pandemia para trás, graças às vacinas e à exposição natural, mas alertam que o clima mais frio e as festas de fim de ano podem fazer os casos aumentaram.

“Achamos que de agora até o final de 2022, é o ponto no qual assumimos o controle do vírus, quando podemos diminuir consideravelmente as doenças graves e as mortes”, disse Maria Van Kerkhove, epidemiologista que comanda a resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) a pandemia. 

Continua após a publicidade

As infecções ainda estão crescendo em 55 de 240 países. Rússia, Ucrânia e Grécia atingiram ou estão próximas de níveis recordes de casos relatados, desde que a pandemia começou há cerca de dois anos atrás, segundo análise da Reuters.

O Leste da Europa tem uma das menores taxas de vacinação da região. Mais da metade de todas as infecções novas relatadas em todo o mundo foram de países europeus, sendo 1 milhão de infecções novas a cada quatro dias. Na semana passada, várias regiões russas disseram que podem impor restrições adicionais ou prorrogar a interdição de ambientes de trabalho, já que o país testemunha um recorde de mortes por causa da doença.

Veja Também