Barack Obama cobra responsabilidade do Brasil na luta pelo clima durante a COP26

Ele demonstrou estar preocupado com lideranças globais que não estão combatendo a crise climática.

Postado em: 08-11-2021 às 17h18
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Barack Obama cobra responsabilidade do Brasil na luta pelo clima durante a COP26
Ele demonstrou estar preocupado com lideranças globais que não estão combatendo a crise climática. | Foto: Reprodução

O ex-presidente americano Barack Obama discursou durante a 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP26) nesta segunda-feira (08/11), em Glasgow, na Escócia. Ele demonstrou estar preocupado com lideranças globais que não estão combatendo a crise climática como deveriam.

O ex-chefe da Casa Branca cobrou que países emergentes, entre eles o Brasil, assumam o papel de liderança na questão ambiental. “O tempo está se esgotando e não estamos nem perto de onde deveríamos estar”, alertou. Segundo ele, “a maioria dos países fracassou em atingir as metas” estipuladas no Acordo de Paris, de 2015.

“Precisamos de economias avançadas, com os Estados Unidos e a Europa liderando esses assuntos. Mas vocês sabem dos fatos. Precisamos também da China e da Índia. Precisamos da Rússia. Assim como precisamos da Indonésia, da África do Sul e do Brasil. Não podemos nos dar ao luxo de ter ninguém escanteado”, disse.

Continua após a publicidade

“Reconheço que estamos vivendo em um momento no qual a cooperação internacional está atrofiada, em parte devido à pandemia, em parte devido à ascensão do nacionalismo. Em parte devido à falta de liderança dos Estados Unidos, nos últimos quatro anos, em uma série de questões multilaterais”, afirmou. “Parte do nosso progresso foi paralisada quando meu sucessor decidiu unilateralmente nos tirar do Acordo de Paris durante seu primeiro ano no poder. Eu não fiquei muito feliz com isso”, disse ele, criticando o governo de Donald Trump.

Veja Também