Arqueólogos encontram templo egípcio perdido com artefatos de 4.500 anos

Os achados incluem selos gravados com os nomes de reis que governaram o antigo Egito.

Postado em: 15-11-2021 às 16h23
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Arqueólogos encontram templo egípcio perdido com artefatos de 4.500 anos
Os achados incluem selos gravados com os nomes de reis que governaram o antigo Egito | Fotos: Reprodução

Arqueólogos que trabalhavam em Abu Ghurab, região a cerca de 19 quilômetros ao sul de Cairo, no Egito, descobriram recentemente a existência de novas construções enterradas sob um templo perdido a pelo menos 4.500 anos.

A descoberta foi anunciada nesta segunda-feira (15/11) pelo co-diretor da missão Massimiliano Nuzzolo, professor assistente de egiptologia do Instituto Polonês de Ciências para Culturas Mediterrâneas e Orientais em Varsóvia.

Em 1898, os arqueólogos que trabalhavam no local descobriram  um templo solar em homenagem a Nyuserra, também conhecido como Neuserre ou Nyuserre, que foi o sexto rei da 5ª dinastia do Egito, que governou a nação entre 2.400 e 2.370 aC.

Continua após a publicidade

Agora, as descobertas feitas durante a última missão sugerem que o templo foi construído em cima dos restos de outro edifício solar.

“Os arqueólogos do século 19 escavaram apenas uma pequena parte deste edifício de tijolos de barro abaixo do templo de pedra de Nyuserra e concluíram que esta era uma fase anterior de construção do mesmo templo”, disse Nuzzolo à CNN.

“Agora, nossas descobertas demonstram que este era um prédio completamente diferente, erguido antes de Nyuserra”, disse ele.

Os achados incluem selos gravados com os nomes de reis que governaram antes de Nyuserra, que já foram usados ​​como rolhas de jarros, bem como as bases de duas colunas de calcário, que faziam parte de um pórtico de entrada, e uma soleira de calcário.

A construção original foi feita inteiramente de tijolos de barro, disse Nuzzolo. Sua equipe também encontrou dezenas de potes de cerveja intactos durante a escavação. Alguns dos potes estão cheios de lama ritual, que era usada apenas em rituais religiosos específicos, e a cerâmica foi datada de meados do século 2,5 aC, uma ou duas gerações antes de Nyuserra viver.

Veja Também