Quinta-feira, 28 de março de 2024

Moradores fogem de nuvem de cinzas após erupção do vulcão Monte Semeru, na Indonésia

O Monte Semeru está entre os quase 130 vulcões ativos da Indonésia.

Postado em: 05-12-2021 às 14h20
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Moradores fogem de nuvem de cinzas após erupção do vulcão Monte Semeru, na Indonésia
O Monte Semeru está entre os quase 130 vulcões ativos da Indonésia | Imagens: Reprodução/ Redes sociais

O vulcão Monte Semeru, na Indonésia, entrou em erupção neste sábado (4/12). Até o momento, ao menos 13 pessoas teriam morrido e 41 ficaram feridas, segundo informações de agências de notícias locais. Cerca de 1.300 moradores da região da ilha de Java iniciaram a evacuação.

Um órgão de monitoramento de atividades vulcânicas emitiu um alerta às companhias aéreas sobre a nuvem de cinzas, que alcança até 15 mil metros de altura. As autoridades locais estão montando tendas de evacuação, que foi dificultada pela fumaça densa que cobre o local.

A AirNav Indonésia, que controla o espaço aéreo do país, disse em um comunicado que a erupção não “causou impacto significativo” nos voos. O Monte Semeru, o mais alto da ilha de Java, está entre os quase 130 vulcões ativos da Indonésia. Ele também entrou em erupção em janeiro, sem causar vítimas.

Continua após a publicidade

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que o vulcão entra em erupção. É possível observar pessoas correndo enquanto uma tensa nuvem de fumaça avança sobre o local.

A Indonésia possui mais de 140 vulcões, dos quais 130 estão ativos. Assista as cenas abaixo:

Veja Também