Moradores fogem de nuvem de cinzas após erupção do vulcão Monte Semeru, na Indonésia
O Monte Semeru está entre os quase 130 vulcões ativos da Indonésia.
Por: Ícaro Gonçalves

O vulcão Monte Semeru, na Indonésia, entrou em erupção neste sábado (4/12). Até o momento, ao menos 13 pessoas teriam morrido e 41 ficaram feridas, segundo informações de agências de notícias locais. Cerca de 1.300 moradores da região da ilha de Java iniciaram a evacuação.
Um órgão de monitoramento de atividades vulcânicas emitiu um alerta às companhias aéreas sobre a nuvem de cinzas, que alcança até 15 mil metros de altura. As autoridades locais estão montando tendas de evacuação, que foi dificultada pela fumaça densa que cobre o local.
A AirNav Indonésia, que controla o espaço aéreo do país, disse em um comunicado que a erupção não “causou impacto significativo” nos voos. O Monte Semeru, o mais alto da ilha de Java, está entre os quase 130 vulcões ativos da Indonésia. Ele também entrou em erupção em janeiro, sem causar vítimas.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que o vulcão entra em erupção. É possível observar pessoas correndo enquanto uma tensa nuvem de fumaça avança sobre o local.
A Indonésia possui mais de 140 vulcões, dos quais 130 estão ativos. Assista as cenas abaixo: