Após registrar 49,6°C, pequena cidade do Canadá é engolida por fogo

Canadá está aquecendo duas vezes mais rápido que o restante do mundo, segundo primeiro-ministro

Postado em: 07-12-2021 às 10h40
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Após registrar 49,6°C, pequena cidade do Canadá é engolida por fogo
Canadá está aquecendo duas vezes mais rápido que o restante do mundo, segundo primeiro-ministro | Foto: BBC

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, declarou que o país está se aquecendo em um ritmo duas vezes mais rápido que o resto do mundo. O depoimento de Trudeau aconteceu durante a COP 26, conferência climática das Nações Unidas. Em junho de 2021, os termômetros canadenses atingiram 49,6°C, maior temperatura já registrada ao norte do planeta.

O aumento na temperatura foi sentido de forma mais intensa na cidade de Lytton, localizado no sul do país. Um dia depois de atingir a marca de 49,6°C, o pequeno município foi engolido por chamas. “Meu senso de pertencimento a um lugar desapareceu numa nuvem de fumaça em 30 de junho”, diz Patrick Michell, líder da comunidade indígena Kanaka Bar, que vive no local.

No incêndio, Patrick perdeu sua casa e teve que se mudar para um motor home com a esposa. Sua filha, Serena, estava grávida de oito meses quando aconteceu o incêndio e teve que fugir.

Continua após a publicidade

As pessoas que ficaram desabrigadas no município buscam respostas e responsáveis pelo incidente. A suspeita é que uma faísca vinda da estrada de ferro local tenha dado origem a tragédia, mas as investigações não encontraram ligação entre a linha de trem e as chamas.

A BBC produziu a série “Vida a 50°C” e, na ocasião, foi até a pequena cidade canadense destruída, em que alguns moradores planejam construir novas casas, mas dessa vez, de forma mais sustentável.

Veja Também