Reino Unido aumenta nível de alerta de Covid-19 por conta do avanço da variante Ômicron

O índice subiu de três para quatro, indicando que o contágio é alto e que a pressão sobre o serviço de saúde é generalizada, significativa e está aumentando

Postado em: 13-12-2021 às 09h29
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Reino Unido aumenta nível de alerta de Covid-19 por conta do avanço da variante Ômicron
O índice subiu de três para quatro, indicando que o contágio é alto e que a pressão sobre o serviço de saúde é generalizada, significativa e está aumentando. | Foto: Reprodução

As autoridades de saúde do Reino Unido subiram no último domingo (12/12) o nível de alerta para a Covid-19, devido ao “rápido aumento” dos casos da variante ômicron. O índice subiu de três para quatro, o que indica que “o contágio é alto e que a pressão sobre o serviço de saúde é generalizada, significativa e está aumentando”. 

As autoridades de saúde do local destacaram “Os primeiros elementos mostram que a ômicron se propaga muito mais rápido que a delta e que a proteção das vacinas contra os quadros sintomáticos da ômicron se reduz”.

Também assinalaram que ainda não se sabe a relação da ômicron com casos graves, e que isso ficará mais claro “nas próximas semanas”, mas que já há hospitalizações causadas pela variante e que é “provável” que seu número “aumente rapidamente”.

Continua após a publicidade

O Ministério da Saúde também anunciou neste domingo que, a partir da terça-feira (14/12), os casos detectados em pessoas totalmente vacinadas serão monitorados e elas deverão se submeter a testes de antígeno durante sete dias, assim como seus contatos. Já os não vacinados deverão permanecer isolados por dez dias. 

Essas medidas se somam à estratégia anunciada por Johnson, como o retorno ao trabalho remoto e a exigência de apresentação de um passaporte sanitário em alguns lugares, que serão votadas na terça pelo Parlamento. 

O Reino Unido é um dos países mais atingidos pela pandemia com cerca de 146 mil mortos, no total, e aproximadamente 50 mil novos contágios por dia.

Veja Também