Ebola: República Democrática do Congo declara fim do 13º surto da doença

O último doente positivo foi registrado 42 dias atrás. 

Postado em: 16-12-2021 às 16h09
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Ebola: República Democrática do Congo declara fim do 13º surto da doença
O último doente positivo foi registrado 42 dias atrás. | Foto: Reprodução

A República Democrática do Congo (RDCongo) declarou o fim do 13º surto de ebola no país  nesta quinta-feira (16) . O surto começou no dia 8 de outubro e, desde então, havia causado seis mortes na província do nordeste do Kivu do Norte. O último doente positivo foi registrado 42 dias atrás. 

O fim do surto é resultado de nenhum novo caso recente, de acordo com a direção regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) na África. Ao todo,  foram notificados 11 casos, sendo oito confirmados e três prováveis, e seis mortes na província do Kivu Norte, que em 2018, também passou por um surto que durou dois anos.

Segundo a OMS, mais de 1.800 pessoas foram vacinadas em campanha lançada apenas cinco dias após o primeiro caso ter sido detectado. Com o surto, foi utilizada pela primeira vez no país a vacina contra o ebola “Ervebo”, recentemente aprovada.

Continua após a publicidade

Mesmo com o fim do surto, as autoridades sanitárias mantêm os esforços de vigilância e estão prontas a responder rapidamente a quaisquer novos surtos potenciais, disse a OMS na África.

Veja Também