Quinta-feira, 28 de março de 2024

“Combinação Atípica”: cientistas detectam nova variante da Covid-19 com 46 mutações, no sul da França

Cientistas afirmam que, até o momento, foram detectados apenas 12 casos da cepa

Postado em: 04-01-2022 às 15h33
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: “Combinação Atípica”: cientistas detectam nova variante da Covid-19 com 46 mutações, no sul da França
Cientistas afirmam que, até o momento, foram detectados apenas 12 casos da cepa | Foto: reprodução

Um artigo publicado na plataforma medRxiv, no dia 10 de dezembro de 2021, aponta o surgimento de uma nova variante da Covid-19 na França. Segundo o estudo, a cepa, denominada B.1.640.2, tem 46 mutações e foram detectados apenas 12 casos. A nova mutação foi identificada pelo Instituto Mediterrâneo de Infecção do Centro Hospitalar Universitário (IHU).

O artigo ainda precisa passar por revisão de pares, mas os cientistas afirmam que a descoberta não é motivo para alarme, uma vez que a variante não presenta sinais de que seja mais perigosa que as outras.

Um conjunto de 12 casos da nova variante foi confirmado próximo a área de Marselha, no sul da França. A cepa foi definida pelos cientistas como uma “combinação atípica”. “Nós realmente temos vários casos dessa nova variante na área de Marselha. A denominamos de variante IHU. Dois novos genomas acabam de ser apresentados”, afirma o professor Philippe Colson, chefe do departamento.

Continua após a publicidade

Segundo o artigo divulgado, o primeiro caso detectado foi um homem totalmente vacinado que havia retornado em novembro de uma viagem a Camarões, na África, apresentando sintomas respiratórios leves.

Conforme testes laboratoriais, a nova variante possui as mutações E484K, que torna o vírus mais resistente, e a N501Y, descoberta na variante Alpha, associada a maior capacidade de transmissão. Entretanto, os cientistas afirmam que ainda é cedo para especular sobre características virológicas, epidemiológicas ou clínicas da variante.

Veja Também