Pela primeira vez na história homem recebe um coração de porco em transplante

“Era morrer ou fazer esse transplante. Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha”, disse o americano antes da cirurgia.

Postado em: 11-01-2022 às 17h21
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Pela primeira vez na história homem recebe um coração de porco em transplante
“Era morrer ou fazer esse transplante. Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha”, disse o americano antes da cirurgia. | Foto: Repeodução

Um homem recebeu um coração de porco geneticamente modificado em uma cirurgia de transplante nunca feita antes. O transplante aconteceu em Maryland, nos Estados Unidos. A Escola de Medicina da Universidade de Maryland informou nesta segunda-feira (10), três dias após a cirurgia, que o homem teve uma boa aceitação e passa bem.


O americano David Bennett, de 57 anos, sofria de uma doença cardíaca terminal, e o transplante do coração do animal era “a única opção disponível atualmente”, de acordo com a Escola de Medicina. David não poderia realizar um transplante de coração convencional ou uma bomba de coração artificial por conta de seus registros médicos.


“Era morrer ou fazer esse transplante. Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha”, disse o americano antes da cirurgia.

Continua após a publicidade


Os médicos responsáveis pela cirurgia precisarão monitorar David por semanas para averiguar se o procedimento inédito é realmente capaz de salvar vidas.


“Simplesmente não há corações humanos de doadores suficientes disponíveis para atender a longa lista de potenciais receptores… estamos procedendo com cautela, mas também estamos otimistas de que esta cirurgia inédita no mundo fornecerá uma nova opção importante para os pacientes no futuro”, disse o cirurgião Dr. Bartley P. Griffith.

Veja Também