Cantora tcheca anti-vacinação morre após se contaminar de propósito com o coronavírus

Hanka Horka decidiu não se vacinar e preferiu se contaminar para obter o passaporte de vacinação.

Postado em: 20-01-2022 às 09h42
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Cantora tcheca anti-vacinação morre após se contaminar de propósito com o coronavírus
Hanka Horka decidiu não se vacinar e preferiu se contaminar para obter o passaporte de vacinação | Foto: Reprodução

Uma cantora de 57 anos da República Tcheca faleceu no começo desta semana por complicações da covid-19, após se deixar contaminar pelo vírus propositalmente. Hanka Horka, do grupo tcheco Asonance, era contra as vacinas, e queria se contaminar para obter o passaporte de vacinação. No país o passaporte vacinal é concedido para pessoas com esquema vacinal completo, mas também para aquelas que já recuperarem da covid-19.

Ela faleceu no último domingo (16/1), conforme informações do portal CNN. Em entrevista a uma rádio pública tcheca, o filho da cantora, chamado Jan Rek, disse que ele e seu pai já estavam completamente vacinados contra o coronavírus quando foram contaminados no fim do ano passado.

“Ao invés de se isolar de nós dois, ela quis ficar em casa normalmente e decidiu que preferia pegar a doença do que se vacinar. Seu primeiro teste PCR deu negativo, mas dias depois o segundo apresentou resultado positivo”, disse Rek à rádio. “Ela confiou mais em estranhos do que na própria família”.

Continua após a publicidade

Já na sexta (14), quando Horka já havia se contaminado, ela escreveu de forma animada nas redes sociais sobre sua situação. “Estou contaminada com a variante Delta, mas está tudo ótimo. Terei vida social, com teatro, sauna, cinema e praia”.

No domingo (16), ela começou a se sentir mal e saiu de casa para uma caminhada. Ao retornar, ela reclamou de uma forte dor nas costas e decidiu se deitar. “Ela morreu por asfixia em sua cama poucos minutos depois”, descreve Rek.

O filho da cantora culpa movimentos e personalidades antivacina do país pela morte de sua mãe, dizendo que “sabe exatamente quem estava por trás da ideia”.

Veja Também