Viagem de Bolsonaro à Rússia desperta preocupação no governo dos Estados Unidos

EUA comunica autoridades brasileira que não é de bom momento para uma aproximação entre Brasil e Rússia

Postado em: 01-02-2022 às 10h51
Por: Iara Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Viagem de Bolsonaro à Rússia desperta preocupação no governo dos Estados Unidos
EUA comunica autoridades brasileira que não é de bom momento para uma aproximação entre Brasil e Rússia | Foto: Alan Santos/Presidência da República

A viagem de Jair Bolsonaro à Rússia, prevista para acontecer no dia 12 de fevereiro, gerou uma preocupação do governo americano, que afirma que o momento não é propício para uma aproximação do Brasil com a Rússia devido às ameaças de invasão à Ucrânia por parte do governo de Putin.

Segundo fontes do governo, a aflição dos americanos foi declarada em conversas entre os dois governos, de forma não oficial entre o embaixador Carlos Alberto França e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. Foi ressaltado por Blinken na conversa a necessidade de uma “resposta forte” por parte do Brasil no caso de uma nova agressão da Rússia à Ucrânia.

De acordo com uma fonte do governo, interessa aos Estados Unidos que a viagem de Bolsonaro não seja compreendida como uma mensagem de que o Brasil esteja se posicionando de um lado da crise.“De fato não será essa a mensagem, pois desejamos o entendimento diplomático entre Rússia e Ucrânia, dois países com os quais temos ótimas relações” diz a fonte ao O Globo.

Continua após a publicidade

Durante uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas que aconteceu na última segunda-feira (31/01), Ronaldo Costa Filho, representante do Brasil, assegura a defesa do diálogo entre as partes envolvidas no conflito.

Veja Também