Mais de 20 pessoas morreram e 70 estão internadas por uso de ‘cocaína envenenada’, na Argentina

A suspeita é que a droga consumida estivesse intoxicada com veneno para rato.

Postado em: 03-02-2022 às 09h58
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 20 pessoas morreram e 70 estão internadas por uso de ‘cocaína envenenada’, na Argentina
A suspeita é que a droga consumida estivesse intoxicada com veneno para rato | Foto: Reprodução

O Governo da Argentina divulgou na última quarta-feira (2/2) que 20 pessoas morreram após consumirem cocaína envenenada, na região de Bueno Aires. A suspeita é que a droga consumida estivesse intoxicada com veneno para rato. Além dos mortos, a imprensa local relata outros 70 internados com os mesmos sintomas do falecidos.

Familiares dos internados relataram à imprensa perceberem sintomas como dificuldades para respirar e para ficar de pé, além de convulsões. Na busca pelos traficantes responsáveis, policiais invadiram um conhecido ponto tráfico de droga na região de Tres de Febrero e detiveram 12 suspeitos. Junto com eles foram encontradas embalagens semelhantes àquelas entregues pelas famílias das vítimas. O material coletado será analisado no hospital de Posadas.

Envenenamento

Continua após a publicidade

Em entrevista a uma rede de televisão local, a mãe de uma vítima contou que encontrou o filho, de 41 anos, caído de madrugada na cozinha da casa onde os dois moram, em uma área humilde da mesma província.

“Meu filho teve uma parada cardíaca e mal conseguia respirar. A ambulância demorou meia hora. Mas eu entendo porque foram muitos chamados, pelo mesmo problema, ao mesmo tempo. Meu filho é usuário de drogas desde os 14 anos, ele agora está entubado, mas tenho esperanças”, disse ela.

Na entrada dos quatro hospitais para onde as vítimas foram inicialmente levadas, as famílias choravam e se abraçavam, do lado de fora, enquanto esperavam informações sobre seus parentes.

“O que está acontecendo é inédito. Peço a quem comprou (cocaína) nas últimas 24 horas que a descarte. É fulminante. Esta droga tem substância extremamente mortal”, disse o secretário de Segurança da província de Buenos Aires, Sergio Berni.

Segundo ele, entre os que consumiram do que chamou de “cocaína envenenada” estão pessoas com diferentes níveis de intoxicação, de leves a “muito graves”. O caso provocou comoção no país. A emissora de televisão América, de Buenos Aires, passou a estampar na sua tela o telefone de urgência da Secretaria de Prevenção às Drogas (Sedronar).

As vítimas que chegaram a ser socorridas eram principalmente de bairros e comunidades pobres da província de Buenos Aires. As dificuldades econômicas e sociais que enfrentam também foram evidenciadas pelo secretário de Segurança Berni, toxicólogos e investigadores da Justiça.

Veja Também