Pesquisa aponta que descoberta de Ômicron em animais e gera preocupação sobre nova cepa

Pesquisa foi divulgada na última terça-feira (8/2) e analisou sangue e amostras nasais de veados de cauda branca

Postado em: 09-02-2022 às 17h30
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisa aponta que descoberta de Ômicron em animais e gera preocupação sobre nova cepa
Pesquisa foi divulgada na última terça-feira (8/2) e analisou sangue e amostras nasais de veados de cauda branca | Foto: reprodução

Uma pesquisa divulgada apontou que a descoberta da variante Ômicron em veados de cauda banca em Nova York levantou preocupações de que a espécie possa se tornar uma hospedeira de uma nova cepa da covid-19. A pesquisa foi divulgada na última terça-feira (8/2) e analisou sangue e algumas amostras nasais de 131 veados capturados em Staten Island, em Nova York, revelando que quase 15% tinham anticorpos contra o vírus.

A descoberta, por sua vez, sugeriu que os animais foram infectados anteriormente pelo vírus e eram vulneráveis a repetidas reinfecções com novas variantes, segundo os pesquisadores liderados por cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia. “A circulação do vírus em uma população animal sempre aumenta a possibilidade de voltar aos humanos, mas, mais importante, oferece mais oportunidades para o vírus evoluir para novas variantes”, afirma Suresh Kuchipudi, microbiologista veterinário da Universidade.

Além disso, Kuchipudi diz que quando o vírus sofre mutação completa, pode escapar da proteção da vacina atual, causando a necessidade de ter que mudar a vacina novamente. A primeira vez que a variante foi detectada em um animal selvagem ocorre quando o aumento nas infecções por covid-19 impulsionadas, afetando bastante a população dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, mesmo sem evidências que animais estejam transmitindo o vírus para humanos, a maioria das infecções por covid-19 foi relatada em espécies que tiveram contato próximo com pessoas infectadas.

O governo dos Estados Unidos afirmou em agosto que encontrou os primeiros casos mundiais de Covid-19 me veados selvagens em Ohio, expandindo a lista de animais conhecidos por testarem positivo para a doença.

Veja Também