Belarus anuncia que treinamentos militares em conjunto com a Rússia continuarão

Soldados russos durante treinamento militar em Belarus. Decisão de Putin e Lukashenko vai contra promessa que Moscou havia feito

Postado em: 21-02-2022 às 09h42
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Belarus anuncia que treinamentos militares em conjunto com a Rússia continuarão
Soldados russos durante treinamento militar em Belarus. Decisão de Putin e Lukashenko vai contra promessa que Moscou havia feito | Foto: Reprodução

Belarus anunciou neste domingo (20/02) a continuação dos treinamentos militares conjuntos com a Rússia que ocorrem na fronteira entre os dois países. Os exercícios, que começaram no dia 10 de fevereiro e deveriam terminar neste final de semana, devem prosseguir, segundo anunciou o ministro da Defesa de Belarus, Viktor Khrenin.

O motivo para a continuação das operações seria a escalada nas tensões e um possível conflito no leste da Ucrânia. Na última semana, Rússia e Belarus haviam se comprometido quanto à retirada de tropas russas, que retornariam para suas bases após o fim do período previsto, ou seja, neste domingo. Mas os líderes de ambos os países teriam decidido “continuar as inspeções de prontidão de combate das forças armadas”.

“Em geral, o foco [dos exercícios] permanecerá inalterado. [Os exercícios ocorrem] para garantir uma resposta adequada e também à redução da escalada de preparativos militares mal-intencionados, próximos de nossas fronteiras comuns”, declarou Khrenin.

Continua após a publicidade

Conforme estimativas dos Estados Unidos, a Rússia enviou cerca de 30 mil soldados para os exercícios em Belarus. O anúncio deste domingo e a acumulação de forças russas nas fronteiras com a Ucrânia – estima-se em torno de 150 mil soldados em diferentes regiões fronteiriças -, além da escalada de violência no leste ucraniano, aumentam a preocupação do Ocidente sobre um possível ataque russo à Ucrânia a qualquer momento.

Desde sexta-feira, separatistas pró-Rússia estão evacuando civis de ônibus rumo a Rostov, no sul do território russo. No sábado, líderes das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, na Ucrânia, conclamaram alistamento militar de homens na região, o que indicaria uma preparação para um possível ataque.

Moscou nega que esteja preparando uma ofensiva contra a Ucrânia, argumentando que são os Estados Unidos e seus aliados ocidentais que têm escalado as tensões.

Tensão na fronteira 

Somente neste sábado (19/02), ocorreram cerca de duas mil violações ao cessarfogo na região leste da Ucrânia, segundo observadores da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Entre essas violações, um ataque de artilharia chegou perto do ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, Denys Monastyrsky, e de autoridades militares ucranianas que faziam uma vistoria na linha de frente do conflito no leste do país. O grupo buscou refúgio em um abrigo antibomba e depois deixou a área.

O governo da Ucrânia informou que dois soldados foram mortos neste sábado por forças separatistas pró-Rússia – as primeiras mortes do tipo registradas em mais de um mês. Outros quatro militares ficaram feridos.

O Protocolo de Minsk, assinado em 2015, determina o cessar-fogo na região, mas os líderes separatistas de dois territórios no leste da Ucrânia, as auto proclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, ordenaram uma mobilização militar neste sábado.

Em uma mensagem de vídeo, o líder da chamada República Popular de Donetsk, Denis Pushilin, disse que pediu “aos compatriotas que estão na reserva que venham aos comissariados militares. Hoje, assinei um decreto de mobilização geral”.

Neste sábado, o Ministério do Exterior da Alemanha pediu que seus cidadãos deixem imediatamente a Ucrânia. O Ministério das Relações Exteriores da França também pediu aos cidadãos franceses que deixem a região. A companhia aérea Air France, por ora, manteve todos seus voos programados para o país.

A embaixada do Brasil na Ucrânia também divulgou um comunicado pedindo que os brasileiros saiam “sem demora” das províncias de Donetsk e Lugansk, e que todos os brasileiros no país fiquem atentos sobre o cancelamento de voos internacionais.

A Otan determinou que seus funcionários em Kiev se mudassem para o oeste da Ucrânia e Bruxelas. O chefe da aliança militar, Jens Stoltenberg, afirmou à emissora pública alemã ARD que todos os indícios sugerem que a Rússia “está planejando um amplo ataque contra a Ucrânia”.

Veja Também