Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Itamaraty prepara plano de evacuação de brasileiros que estão na Ucrânia

Presidente Jair Bolsonaro reforça necessidade de recadastramento dos brasileiros

Postado em: 24-02-2022 às 18h24
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Itamaraty prepara plano de evacuação de brasileiros que estão na Ucrânia
Presidente Jair Bolsonaro reforça necessidade de recadastramento dos brasileiros | Foto: Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que está preparando um plano de evacuação dos brasileiros que estão na Ucrânia, nesta quinta-feira (24/2). A estimativa é que haja aproximadamente 500 brasileiros no país que foi invadido por forças militares russas durante a madrugada.

A evacuação será feita exclusivamente por via terrestre, devido ao fechamento do espaço aéreo, mas ainda não há data nem locais definidos para a retirada dos brasileiros. Segundo o embaixador Leonardo Gorgulho, secretário de comunicação e cultura do Itamaraty, as informações serão difundidas pela embaixada por canais de comunicação.

“O local e o momento em que os brasileiros serão chamados a se concentrar, para fins de evacuação, serão amplamente difundidos pela embaixada, por meio de seus canais de comunicação com a comunidade brasileira. É, portanto, muito importante que todos se cadastrem”, afirma.

Continua após a publicidade

O serviço consular brasileiro está renovando o cadastramento dos brasileiros que estão no país invadido e os contatos podem ser feitos pelo site da Embaixada do Brasil em Kiev, pelo Facebook e em grupo do aplicativo Telegram. Até o momento, apenas cerca de 160 brasileiros se recadastraram.

A retirada dos brasileiros depende de alguns critérios que estão sendo avaliados pelo Itamaraty, como por exemplo a segurança do trajeto, disponibilidade de meios e possibilidade de que as pessoas possam chegar aos pontos de encontro. Além disso, de acordo com Gorgulho, a evacuação estará aberta ainda para cidadãos da Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, sendo que os nacionais desses países estão recebendo as mesmas orientações dos brasileiros.

Para segurança, o Itamaraty está pedindo para que os brasileiros que estão em Kiev, capital da Ucrânia, permaneçam em casa, seguindo a recomendação das autoridades do país. Em relação aos brasileiros que estão no leste do país, é recomendado que deixem a região imediatamente, por meios próprios. Segundo o governo brasileiro, os serviços de trem continuam funcionando.

Nos casos de brasileiros que estejam em Odessa, sul da Ucrânia, a orientação é que cruzem a fronteira com a Moldávia e, pelo mesmo motivo, a recomendação para brasileiros que estão em Lviv, oeste do país, é ir para a Polônia.

O Itamaraty recomenda ainda que as pessoas evitem deslocamentos fora do horário do toque de recolher, definido pelo governo ucraniano, e se abriguem em locais distantes de instalações militares e de infraestrutura energética e de comunicações. Ainda segundo o Itamaraty, as embaixadas brasileiras em Varsóvia, Minsk, Bucareste, Bratislava e Moscou estão trabalhando para atender demandas de brasileiros que cheguem nos países.

Por meio das redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) reforçou as orientações do Itamaraty para recadastramento.

Veja Também