Tropas russas tomam o controle da maior usina nuclear da Europa, localizada na Ucrânia

A usina está localizada a 560 km de Kiev, capital ucraniana.

Postado em: 04-03-2022 às 08h35
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Tropas russas tomam o controle da maior usina nuclear da Europa, localizada na Ucrânia
O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, denunciou os ataques à usina nuclear e afirmou que a estratégia de Putin é causar terrorismo nuclear | Foto: Reprodução

Na madrugada desta sexta-feira (4/3), militares do exército russo em território ucraniano tomaram controle da usina nuclear de Zaporizhzhia, considerada a maior da Europa. A região foi alvo de ataques aéreos e amanheceu com alguns prédios em chamas, porém, nenhum vazamento radioativo foi detectado, conforme boletim da agência de inspeção de usinas atômicas da Ucrânia.

A usina está localizada a 560 km de Kiev, capital ucraniana. De acordo com autoridades da capital, projéteis russos atingiram a usina atômica nas primeiras horas do dia e causaram um incêndio em um prédio e um laboratório. Os socorristas conseguiram controlar o fogo.

“O território da central nuclear de Zaporizhzhia está ocupado pelas forças armadas da Federação Russa”, disse o órgão estatal ucraniano. “Não houve mudanças na situação da radiação”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Dos seis blocos produtores de energia, apenas o quarto está em operação. O primeiro foi posto fora de serviço, os números 2, 3, 5 e 6 estão em processo de resfriamento.

O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, denunciou os ataques à usina nuclear e afirmou que a estratégia de Putin é causar terrorismo nuclear, “querendo repetir a catástrofe de Chernobyl, que também fica em território ucraniano.

“A Ucrânia tem 15 reatores nucleares. Se houver uma explosão, é o fim de tudo. O fim da Europa. É a evacuação da Europa”, acrescentou Zelenski.

A Rússia já capturou a extinta usina de Chernobyl, a cerca de 100 quilômetros ao norte da capital da Ucrânia, Kiev.

Veja Também