Pesquisadores de Oxford apontam perda de massa cerebral em pessoas que já tiveram Covid

Os efeitos registrados na pesquisa foram mais acentuados em idosos que estiveram hospitalizados devido à infecção por Covid-19

Postado em: 09-03-2022 às 12h12
Por: Iara Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisadores de Oxford apontam perda de massa cerebral em pessoas que já tiveram Covid
Os efeitos registrados na pesquisa foram mais acentuados em idosos que estiveram hospitalizados devido à infecção por Covid-19 | Foto: Reprodução

Pesquisadores da Universidade inglesa Oxford publicaram recentemente na revista científica Nature, um estudo que mostra as consequências que a infecção por Covid-19 pode causar no cérebro.

Foram realizados exames em mais de 780 pessoas, com idades entre 51 e 81 anos, e cerca de metade dos participantes da pesquisa tiveram em algum momento o vírus da Covid-19. Os resultados apontaram que os infectados tiveram uma redução geral do cérebro e da massa cinzenta, em comparação com os não-contaminados.

Também foi possível perceber a perda de 1,8% do giro para-hipocampal, região do cérebro responsável pelo olfato, e também a diminuição de 0,8% do cerebelo, parte responsável pelos movimentos voluntários do corpo e pelo equilíbrio.

Continua após a publicidade

Também foram feitos testes mentais nos voluntários da pesquisa, e o resultado da análise afirmou que as pessoas que já estiveram contaminadas pontuaram menos do que as que não tiveram contato com o vírus. Os efeitos registrados na pesquisa foram mais acentuados em idosos que estiveram hospitalizados por conta da contaminação, porém os resultados foram evidentes em assintomáticos.

Veja Também