Terça-feira, 06 de junho de 2023

Pesquisadores de Oxford apontam perda de massa cerebral em pessoas que já tiveram Covid

Os efeitos registrados na pesquisa foram mais acentuados em idosos que estiveram hospitalizados devido à infecção por Covid-19

Postado em: 09-03-2022 às 12h12
Por: Iara Godoi
Os efeitos registrados na pesquisa foram mais acentuados em idosos que estiveram hospitalizados devido à infecção por Covid-19 | Foto: Reprodução

Pesquisadores da Universidade inglesa Oxford publicaram recentemente na revista científica Nature, um estudo que mostra as consequências que a infecção por Covid-19 pode causar no cérebro.

Foram realizados exames em mais de 780 pessoas, com idades entre 51 e 81 anos, e cerca de metade dos participantes da pesquisa tiveram em algum momento o vírus da Covid-19. Os resultados apontaram que os infectados tiveram uma redução geral do cérebro e da massa cinzenta, em comparação com os não-contaminados.

Também foi possível perceber a perda de 1,8% do giro para-hipocampal, região do cérebro responsável pelo olfato, e também a diminuição de 0,8% do cerebelo, parte responsável pelos movimentos voluntários do corpo e pelo equilíbrio.

Continua após a publicidade

Também foram feitos testes mentais nos voluntários da pesquisa, e o resultado da análise afirmou que as pessoas que já estiveram contaminadas pontuaram menos do que as que não tiveram contato com o vírus. Os efeitos registrados na pesquisa foram mais acentuados em idosos que estiveram hospitalizados por conta da contaminação, porém os resultados foram evidentes em assintomáticos.

Veja Também