Putin anuncia progresso em negociações com a Ucrânia e Joe Biden sofre pressão nos EUA

Ele disse que daria mais informações sobre o encontro com Lukashenko, tudo isso durante transmissão televisionada.

Postado em: 11-03-2022 às 16h05
Por: Agência Brasil
Imagem Ilustrando a Notícia: Putin anuncia progresso em negociações com a Ucrânia e Joe Biden sofre pressão nos EUA
Ele disse que daria mais informações sobre o encontro com Lukashenko, tudo isso durante transmissão televisionada. | Foto: Reprodução

Vladimir Putin disse, nesta sexta-feira (11/3), que as negociações entre Moscou e a Ucrânia estão tendo progresso, mas não muitos detalhes. Ele disse que daria mais informações sobre o encontro com Lukashenko, tudo isso durante transmissão televisionada. 

“Há certas mudanças positivas, dizem-me os negociadores do nosso lado”, disse Putin em reunião com o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, acrescentando que as conversações continuam “praticamente todos os dias”.

Joe Biden

Continua após a publicidade

No Congresso dos Estados Unidos (EUA) Biden vem sofrendo com democratas e republicanos o pressionando para ir mais longe na ajuda aos ucranianos . A Casa Branca é criticada por se recusar a enviar aviões de guerra para a Ucrânia, considerado “absurdo” pelos senadores.

O presidente norte-americano anunciou várias sanções desde o início do ataque russo, tendo ainda enviado ajuda humanitária e equipamentos militares e promovido a via diplomática, sempre em estreita colaboração com os aliados europeus. Para o Congresso, no entanto, essas medidas não bastam.

Ontem, legisladores de vários comitês criticaram o governo de Biden por ter rejeitado a oferta da Polônia de enviar aviões de guerra à Ucrânia por meio dos EUA e de uma base aérea da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Alemanha.

Os legisladores disseram não entender a razão pela qual a Casa Branca fornece a Kiev mísseis antiaéreos e antitanques, mas traça a linha no fornecimento de caças.

“Não apoiamos a transferência de mais aeronaves de guerra à força aérea ucraniana neste momento, e por essa razão não temos interesse em ter essas aeronaves polacas em nossa posse”, explicou o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby.

O Departamento de Defesa justificou a decisão pelo “elevado risco” que a estratégia teria, pois poderia resultar em “reação significativa por parte da Rússia e numa escalada militar com a Otan”.

Atualizações do conflito:

A Rússia atacou com mísseis nesta sexta-feira (11) causando danos substanciais dentro e ao redor da cidade central de Dnipro. Também atacou aeroportos no extremo oeste do país, em ataques anteriores, eles teriam sido poupados.

De acordo com  o Ministério da Defesa russo, “armas de longo alcance de alta precisão atacaram a infraestrutura militar da Ucrânia’. Os aeródromos militares em Lutsk e Ivano-Frankovsk foram colocados fora de ação.”

Perto de Kiev, os combates se intensificaram no nordeste e leste da capital, isso foi pela intercessão e ataque de ucranianos executado com sucesso contra colunas de tanques russo que avançavam.

Veja Também