Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Ucrânia afirma ter matado 200 soldados russos e tem comando da força aérea atingida por mísseis

Segundo informações do comando da força aérea, mísseis geraram danos significativos

Postado em: 25-03-2022 às 18h30
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Ucrânia afirma ter matado 200 soldados russos e tem comando da força aérea atingida por mísseis
Segundo informações do comando da força aérea, mísseis geraram danos significativos | Foto: reprodução

O Ministério de Defesa ucraniano divulgou um comunicado, nesta sexta-feira (25/3) informando que apenas na última quinta-feira (24/3), o exército do país repeliu 9 ataques russos, destruiu 12 tanques, cerca de 20 unidades de equipamentos blindados e automotivos, além de 9 sistemas de artilharia. O documento afirma ainda que mais de 200 militares russos foram executados e 2 aviões foram abatidos, assim como 2 Veículos Aéreo Não-Tripulado (VANT) da Rússia.

O comunicado diz que a Força Aérea da Ucrânia atingiu na quinta-feira 6 alvos aéreos inimigos, além de especificá-los. “A Força Aérea da Ucrânia ontem atingiu 6 alvos aéreos inimigos: 1 avião, 1 VANT e 4 mísseis de cruzeiro. A força aérea patrulhou o espaço aéreo, destruiu as tropas e instalações e disparou contra os veículos blindados de transporte de pessoal, centros de logística e agrupamentos de tropas inimigas. O agrupamento das Forças de Defesa continua realizando uma operação de defesa nas direções Leste, Sudeste e Nordeste”.

Segundo as autoridades ucranianas, o país está conduzindo uma operação defensiva nas áreas de Donetsk, Slobozhansky e Tavriya, concentrando os esforços na prevenção de avanços inimigos, contando inclusive com operação de defesa na região de Siverskyi e tropas foram postas para proteger a cidade de Chernihiv, impedindo avanço russo na direção de Kiev.

Continua após a publicidade

O Ministério de Defesa da Ucrânia afirmou que as forças terroristas russas continuam a lutar. “Ao mesmo tempo, o agrupamento de forças e meios de defesa da cidade de Kiev continua a repelir a ofensiva do inimigo, infligir danos de fogo e manter todas as linhas de defesa definidas. As forças terroristas russas continuam a lutar, violando conscientemente o direito internacional humanitário e as regras da guerra”.

Em Vinnytsia, o centro de comando das forças aéreas ucranianas foi atingido por vários mísseis de cruzeiro russos, nesta sexta-feira, causando danos significativos, de acordo com o exército ucraniano. Pelo Telegram, o comando da força aérea informou que foram disparados seis mísseis. “Os russos dispararam seis mísseis de cruzeiro. Alguns foram derrubados pela defesa antiaérea. Os outros atingiram vários prédios, causando danos significativos. As consequências deste ataque de mísseis dos invasores ainda estão sendo avaliadas”.

Até o momento, a aviação e defesa aérea da Ucrânia resistiram às tentativas dos militares russos de dominar o céu ucraniano.

Veja Também