Zelensky diz que Ucrânia pode discutir neutralidade como parte de um acordo de paz

Zelensky disse que a Ucrânia não discutirá os termos “desnazificação” e “desmilitarização” durante as negociações com a Rússia

Postado em: 28-03-2022 às 10h54
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Zelensky diz que Ucrânia pode discutir neutralidade como parte de um acordo de paz
Zelensky disse que a Ucrânia não discutirá os termos “desnazificação” e “desmilitarização” durante as negociações com a Rússia | Foto: Getty Images

A Ucrânia está pronta para aceitar um status neutro como parte de um acordo de paz com a Rússia, afirmou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, neste domingo (27/3), em entrevista a jornalistas independentes russos. “Estamos prontos para aceitar garantias de segurança e o status neutro e não nuclear de nosso estado. Este é o ponto mais importante”, disse Zelensky.

O presidente ucraniano disse aos jornalistas que “este foi o primeiro ponto de princípio para a Federação Russa, se bem me lembro. E pelo que me lembro, eles começaram a guerra por causa disso”, completou. Em outro ponto da entrevista, enfatizou mais uma vez seu desejo de chegar a um acordo de paz concreto com Vladmir Putin, porém, ressaltou que qualquer acordo teria que ser apresentado ao povo ucraniano em um referendo.

Mais cedo, a presidência turca comunicou que, após um telefonema entre seu presidente Recep Tayyip Erdogan e Vladimir Putin, ambos “concordaram que a próxima rodada reuniões das delegações russa e ucraniana será realizada cidade turca de Istambul, de 28 a 30 de março.”

Continua após a publicidade

A neutralidade da Ucrânia é uma das exigências que a Rússia colocou sobre a mesa para parar a invasão ao país vizinho. Os russos chegaram a sugerir que a Ucrânia adotasse o modelo de neutralidade da Suécia ou da Áustria, dois países que não fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e que não se envolvem em guerras.

“Então, estamos interessados ​​em transformar esse papel em um tratado sério a ser assinado.” Zelenksy também disse que “as questões de Donbas e Crimeia devem ser discutidas e resolvidas” em negociações de paz. Mais cedo, Zelensky disse aos jornalistas russos que a Ucrânia não discutirá os termos “desnazificação” e “desmilitarização” durante as negociações com a Rússia.

Veja Também