Quinta-feira, 28 de março de 2024

Talibã proíbe mulheres do Afeganistão a viajar desacompanhadas de parentes masculinos

Depois da retomada ao poder, o Talibã prometeu uma versão mais tolerante do que a de 1996 á 2001, mas não é isso que vemos em relação às mulheres afegãs.

Postado em: 28-03-2022 às 15h09
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Talibã proíbe mulheres do Afeganistão a viajar desacompanhadas de parentes masculinos
Depois da retomada ao poder, o Talibã prometeu uma versão mais tolerante do que a de 1996 á 2001, mas não é isso que vemos em relação às mulheres afegãs. | Foto: Reprodução

Desde a volta do Talibã ao poder, no dia 15 de agosto de 2021, a cada dia mais direitos são tomados de mulheres. O último foi o direito tomado delas foi declarado é que só poderiam viajar acompanhadas de parentes homens. 

Depois da retomada ao poder, o Talibã prometeu uma versão mais tolerante do que a de 1996 á 2001, mas não é isso que vemos em relação às mulheres afegãs. Em uma semana eles voltaram atrás da decisão que permitia meninas cursarem no ensino médio e proibiram viagens de mulheres desacompanhadas.

Isso deve desencadear uma série de manifestações a favor dos direitos das mulheres por associações do Afeganistão. Os talibãs já tinham proibido mulheres de viajar sozinhas em estradas se a distância ultrapasse 72 quilômetros.

Continua após a publicidade

Ainda não se sabe se a medida é válida a mulheres estrangeiras , mas a imprensa local afirmou que uma mulher afegã com passaporte americano foi impedido de embarcar.

Mais restrições

As mulheres já tem que se vestir de acordo com o código de vestimenta talibã, inclusive essa regra vale para estrangeiras. Desde novembro as mulheres estão suspensas de trabalhar em qualquer programa de entretenimento.

Serviços de inteligência talibãs executaram operações em quatro emissoras de rádio que tocam música e prenderam seis jornalistas nesta segunda-feira (26/3). E no dia anterior ordenaram a interrupção dos programas da BBC nas emissoras sócias do grupo britânico.

Veja Também