Quinta-feira, 28 de março de 2024

Em sala de aula, professora salva vida de aluno engasgado com tampinha de garrafa; assista

O caso ocorreu na segunda (11), na terceira série de uma escola do estado de Nova Jersey.

Postado em: 13-04-2022 às 12h22
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Em sala de aula, professora salva vida de aluno engasgado com tampinha de garrafa; assista
O caso ocorreu na segunda (11), na terceira série de uma escola do estado de Nova Jersey | Foto: Reprodução

Um vídeo ganhou destaque nas redes sociais na última terça-feira (12/4) ao mostrar o exato momento em que uma professora dos Estados Unidos salva a vida de um aluno em sala de aula, que estava sufocando com uma tampinha de garrafa. O caso ocorreu na segunda (11), na terceira série de uma escola do estado de Nova Jersey.

Nas imagens registradas por uma câmera de segurança, é possível ver o momento em que o aluno chamado Robert, de 9 anos, se senta e pega sua garrafa d’água, tentando abri-la com a boca. Foi quando a tampinha saiu da garrafa e foi parar na garganta do estudante.

Ele então correu para a professora, chamada Janiece Jenkins, que o salvou aplicando nele a manobra de Heimlich, procedimento indicado em casos de asfixia. “Ele estava apontando para o pescoço e estava todo nervoso. Ele não conseguia falar, então eu apenas o virei, fiz a manobra de Heimlich e aqui estamos”, disse a professora em entrevista ao canal WABC.

Continua após a publicidade

O vídeo viralizou nas redes sociais e a professora está sendo chamada de heroína.

Manobra que salva vidas

A manobra pode ser feita por qualquer pessoa, ao pressionar o diafragma de quem estiver sufocando com algum objeto | Foto: Reprodução

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

A manobra foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa, bastando que se siga corretamente as orientações:

Assista:

Veja Também