Voo mais longo do mundo vai ligar Sydney a Londres em 20 horas; confira como será o trajeto

Para conseguir percorrer o trajeto (que atualmente é preciso no mínimo uma escala em Singapura, Hong Kong, Doha ou Dubai) a companhia encomendou 12 aviões Airbus A350-1000

Postado em: 03-05-2022 às 12h22
Por: Alexandre Paes
Para conseguir percorrer o trajeto (que atualmente é preciso no mínimo uma escala em Singapura, Hong Kong, Doha ou Dubai) a companhia encomendou 12 aviões Airbus A350-1000 | Foto: Reprodução/Internet

A companhia aérea australiana Qantas anunciou nesta segunda-feira (2/5) os planos para operar o que até então deve ser o voo comercial mais longo do mundo a partir de 2025. A rota será entre Sydney-Londres, calculados cerca de 17.750 quilômetros. A diferença é que esse trecho será feito sem escalas, e a duração total de voo será de aproximadamente 20 horas.

Para conseguir percorrer o trajeto (que atualmente é preciso no mínimo uma escala em Singapura, Hong Kong, Doha ou Dubai) a companhia encomendou 12 aviões Airbus A350-1000. Essas aeronaves serão especialmente configuradas para carregar mais querosene e comportar uma área de bem-estar, permitindo que os passageiros façam as atividades necessárias para suportar uma viagem tão longa.

Aeronave Airbus A350-1000 em hangar no aeroporto internacional de Sydney para marcar anúncio de frota | Foto: Wendell Teodoro/AFP

Essa informação sobre ter o voo mais longo do mundo faz parte do Projeto Sunrise (amanhecer, em inglês), que prevê realizar voos diretos partindo da Austrália para várias cidades do mundo, incluindo Nova York, Rio de Janeiro, Paris, Chicago e Frankfurt.

Continua após a publicidade

Segundo a companhia, o lançamento dos primeiros voos comerciais diretos ligando Sydney a Londres e Nova York para 2025 será uma solução para o que chama de “tirania da distância”. Atualmente, o voo mais demorado do mundo liga Nova York a Singapura (15.343 km) em cerca de 18 horas.

Já o trajeto mais longo em distância é feito pela Cathay Pacific entre Nova York e Hong Kong —que percorre 16.668 km em 17 horas. A empresa áerea já havia organizado voos de teste para longas distâncias, mas com quantidade limitada de passageiros. Confira os mapas dos trajetos:

Imagens: Divulgação/Qantas

Veja Também