Em meio a tensões na região, Finlândia tenta acelerar adesão a OTAN

País tem fronteira de 1,3 mil quilômetros com a Rússia; para o presidente "Ser membro da Otan reforçaria a segurança na Finlândia".

Postado em: 12-05-2022 às 09h28
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Em meio a tensões na região, Finlândia tenta acelerar adesão a OTAN
País tem fronteira de 1,3 mil quilômetros com a Rússia; para o presidente "Ser membro da Otan reforçaria a segurança na Finlândia" | Foto: Reprodução

O presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, anunciou nesta quinta-feira (12/05) o seu apoio à adesão do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A atitude visa a aceleração da adesão do país que tem uma fronteira de 1,3 mil quilômetros com a Rússia.

“A adesão à Otan fortaleceria a segurança da Finlândia. Como membro da Otan, a Finlândia fortaleceria toda a aliança de defesa. A Finlândia deve solicitar a adesão à Otan sem demora. Esperamos que as medidas nacionais ainda necessárias para a decisão sejam tomada rapidamente nos próximos dias”, declararam em comunicado o presidente e a primeira-ministra do país, Sanna Marin.

Desde a operação militar russa na Ucrânia, o apoio popular a adesão da OTAN pelo país nórdico saltou de 30% para cerca de 80%. Agora, a Finlândia aguarda o convite da organização para negociar a adesão.

Continua após a publicidade

Autoridades de segurança presumem que a Finlândia poderia se juntar à aliança rapidamente assim que as negociações começarem, já que vem comprando equipamentos militares de seus aliados ocidentais, incluindo os EUA, há décadas e atende a vários dos critérios de adesão.

Veja Também